Aproximadamente 85% das crianças de 10 a 13 anos têm acesso a internet no Brasil. A afirmação vem de um relatório divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última quinta-feira (9). Segundo o material, de modo geral, a proporção de pessoas com 10 anos ou mais de idade que utilizaram a internet no país passou de 84,7% em 2021 para 87,2% em 2022.
- 39 minutos a menos de sono já impactam uma criança negativamente
- Como melhorar a capacidade de raciocínio de crianças em casa?
O estudo revela que o percentual de idosos (60 anos ou mais) que utilizam a internet subiu de 24,7% em 2016 para 62,1% em 2022. Além disso, 98,4% dos estudantes da rede privada e 89,4% dos alunos da rede pública utilizaram a Internet em 2022.
O material também aponta que o equipamento mais utilizado para acessar a Internet em 2022 foi o celular (98,9%). Já a proporção de pessoas que acessavam a internet pelo computador recuou de 63,2% em 2016 para 35,5% de 2022. O acesso à internet por meio do tablet também recuou, neste período, de 16,4% para 7,6%.
-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube
, todo dia tem vídeo novo para você!
-
A equipe também aproveita para buscar a frequência com que as pessoas utilizavam a web: 93,4% usavam todos os dias. De acordo com a pesquisa, 94,4% dos usuários acessaram a internet para conversar por chamadas de voz ou vídeo. As outras finalidades mais relatadas foram:
- Enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail (92,0%)
- Assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes (88,3%)
- Usar redes sociais (83,6%).
É válido salientar que os pesquisadores apontam que, em 2022, 8,9% dos usuários acessaram a internet por conexão gratuita pública em escolas, universidades ou bibliotecas públicas. Por sua vez, entre os estudantes da rede pública usuários da internet, 26,7% utilizaram essa forma de acesso.
O material ainda permite observar que a maioria das pessoas que não utilizaram a internet em 2022 tinha menos instrução ou era idoso (com 60 anos ou mais de idade), e o motivo mais apontado pelas pessoas que não acessaram a internet foi por não sabe usar (47,7%).
Acesso à internet no Brasil
O grupo responsável também investiga o acesso gratuito à Internet (Wi-Fi) em locais públicos do Brasil, e afirma que 8,9% das pessoas que utilizaram a internet relataram ter acessado o serviço gratuitamente em escolas, universidades ou bibliotecas públicas; 5,2%, em estabelecimentos públicos de saúde, como postos de saúde e hospitais públicos; e 5,5%, em praças ou parques públicos.
Com base nisso, a Região Sul apresentou os maiores percentuais de acesso gratuito à internet: 11,7%, 7,9% e 8,1%, respectivamente. No País, entre os estudantes da rede pública que utilizaram a internet, 26,7% acessaram o serviço de forma gratuita em escolas, universidades ou bibliotecas públicas, com a Região Sul também apresentando o maior percentual (35,5%).
Por fim, o percentual de pessoas não utilizava a internet devido ao serviço não estar disponível foi mais elevado na Região Norte (9,7%) e na área rural (8,0%).
Crianças na internet
O acesso das crianças à internet é alvo de preocupações por parte dos especialistas. Já conversamos com psicólogos para entender como deixar as crianças usarem gadgets de forma saudável . Também já vimos com profissionais da pedagogia sobre como usar tecnologia no ensino infantil de forma saudável e sem excessos.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Orcas afundam iate na costa do Marrocos em apenas 45 minutos
- Surucucu-pico-de-jaca, a cobra mais peçonhenta das américas
- 🚨MUITO BARATO | Galaxy S23 Ultra está em ótima oferta para estudantes
- Vulcão submarino forma ilha no Japão após erupção
- Novo dobrável da Samsung pode ser mais barato que Galaxy A54
- LG lança Smart Monitor que não precisa de conexão por fio com o PC