Chevrolet Silverado chega ao Brasil apostando em conectividade e tecnologia
Felipe Ribeiro
Chevrolet Silverado chega ao Brasil apostando em conectividade e tecnologia

A General Motors finalmente entrou na briga das caminhonetes grandes com a chegada da nova Chevrolet Silverado 2024. O modelo full size é o carro mais vendido da montadora no mundo e vem ao Brasil em versão única, a High Country, custando R$ 519.990.

Em grande evento realizado no Pantanal/MS e que contou com cobertura completa do Canaltech , a GM mostrou as cartas que a Silverado jogará nessa disputa ferrenha com as consagradas Ford F-150 e RAM 1500 . A aposta da montadora é em tecnologia, conectividade, conforto e o espaço da caçamba.

Com as primeiras 700 unidades já vendidas, a expecativa da GM é de brigar de igual para igual com as concorrentes e manter um volume de vendas que fique entre 100 e 200 unidades mensais — ou o que a demanda exigir. A caminhonete, é bom lembrar, segue com o mesmo preço da pré-venda.

-
Siga no Instagram : acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

Motor V8 não é o do Camaro

A escolha do motor para a Chevrolet Silverado que veio ao Brasil surpreendeu. A GM adotou o 5.3 V8 de 360cv e 52,8 kgf/m de torque, deixando o 6.2 do Camaro de lado e apostando nas valências tecnológicas desse conjunto, acoplado a um câmbio automático de 10 marchas e um funcionamento que desliga cilindros em caso de necessidade, o DFM (Dynamic Fuel Management).

Essa tecnologia embarcada permite que a Silverado tenha mais de 17 combinações de funcionamento dos cilindros em V, algo que, claro, afeta no consumo. Segundo a montadora, as médias ficam com 6 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada.

Já em termos de desempenho, a Silverado traz números interessantes. O 0 a 100 km/h é feito em 7,4 segundos (bem mais do que as concorrentes), porém afetando em nada as capacidades físicas e de carga. A caminhonete é, por exemplo, a com maior capacidade de reboque do segmento, com 4.128kg.

A caçamba, por sua vez, tem a maior litragem do segmento, com 1.781 litros, porém com apenas 712kg de capacidade de carga, além de 12 ganchos internos para amarração.

A capacidade off-road também é um destaque, graças ao sistema de tração integral, que pode ser utilizado de modo permanente ou automático. Os modos de condução, por sua vez, são o esportivo, normal e off-road, com valências bem específicas. Em termos práticos, são 24,8 graus de ângulo de ataque (o melhor da categoria), 21,6 graus de ângulo de saída e altura livre em relação ao solo de 243 milímetros

Tecnologia é o forte

Segundo a GM, a tecnologia é a maior arma da Silverado para encarar as rivais. A caminhonete traz um sistema complexo de softwares que ajudam nos mais de 70 módulos da picape, sejam eles relacionados à direção ou simplesmente ao pacote de infotenimento.

E por falar em infotenimento, a Chevrolet Silverado traz alguns itens bem legais para o segmento. O principal é a central multimídia My Link de 13,4 polegadas com Google nativo, assim como acontece nos carros da Volvo. Com isso, dipensa-se o uso de celulares caso o usuário seja um cliente Android. Mesmo assim, há o Android Auto e o Apple CarPlay disponíveis.

É possível estabelecer diversos perfis, um para cada motorista, selecionáveis na própria tela do multimídia e protegidos por senha. Há inclusive um “modo manobrista”, que bloqueia o acesso a configurações do sistema e a dados pessoais dos usuários.

A internet nativa também é um dos trunfos e permite que utilizemos aplicativos de modo nativo, como o Spotify e o Google Maps, além de poder baixar apps diretamente da loja do Google. Todo o sistema funciona em conformidade com um sistema de som de alta qualidade assinado pela Bose .

A promessa da General Motors é de que a Silverado seja o primeiro carro da marca no Brasil atualizável via internet, não apenas para o sistema do multimídia, mas também em questões relacionadas ao carro, como calibração de motor, customização do cluster digital e iluminação, por exemplo. O 5G também está nos planos.

Já em termos de segurança ativa e passiva, a caminhonete não faz feio. O pacote ADAS é completo e vem com o alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência dianteiro e traseiro, alerta de ponto cego, alerta de saída de faixa com correção, piloto automático adaptativo , avisos hápticos no banco dianteiro, sistema de reboque ativo e comutaçao automática do farol alto.

Conforto e acabamento em alto patamar

As medidas da Chevrolet Silverado são generosas. São 5.915 mm de comprimento, 2.063 mm de largura e 1.945 mm de altura e entre-eixos de 3.745, este último o maior do segmento. Isso possibilita um ótimo espaço interno e bom nível de conforto.

O acabamento segue o padrão das picapes grandes e é bem feito, com arremates de luxo e uso de madeira de verdade no paine e portas. Há uma boa quantidade de portas USB e, também, de porta-objetos. O conjunto óptico é todo em LED e há mimos extras, como a porta da caçamba com abertura elétrica, retrovisor interno com câmera, sensores de estacionamento frontais e traseiros, câmera 360º para manobras, estribo elétrico automático, bancos dianteiros climatizados e head up display.

Chevrolet Silverado High Country 2024: Preço e disponibilidade

A Chevrolet Silverado High Country está disponível em todos os pontos de venda da montadora no país por R$ 519.990. A GM estuda trazer outras versões para o país, incluindo a elétrica, mas sem previsão.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!