A democratização dos carros eletrificados no Brasil para uma faixa maior da população poderá demorar mais do que o esperado. O governo anunciou, agora de forma oficial, que voltará a cobrar impostos de importação em híbridos e elétricos puros.
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A taxação será feita de forma gradativa e com percentuais diferentes para os carros elétricos e híbridos, e terá início a partir de janeiro de 2024, alcançando a alíquota definitiva em julho de 2026.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a volta dos impostos tem como objetivo “desenvolver a cadeia produtiva nacional, acelerar o processo de descarbonização da frota brasileira e contribuir para o projeto de neoindustrialização do país”.
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🚨🔋A #descarbonização da frota brasileira e o projeto de #neoindustrialização do Brasil ganharam grande impulso nesta sexta (10/11), com a volta da taxação para importação de veículos eletrificados a partir de janeiro de 2024.⤵️🧵 pic.twitter.com/Zj2EzOncbr
— MDIC (@MDICoficial) November 10, 2023
“É chegada a hora de o Brasil avançar, ampliando a eficiência energética da frota, aumentando nossa competitividade internacional e impactando positivamente o meio-ambiente e a saúde da população”, resumiu o vice-presidente da República e ministro da pasta, Geraldo Alckmin.
Segundo o ministro, a transição da indústria automobilística mundial para a eletrificação é uma “realidade incontornável” e, por conta disso, o Brasil precisa se adaptar para não ficar para trás em relação aos outros países.
“Temos de estimular a indústria nacional em direção a todas as rotas tecnológicas que promovam a descarbonização, com estímulo aos investimentos na produção, manutenção e criação de empregos de maior qualificação e melhores salários”, afirma.
— MDIC (@MDICoficial) November 10, 2023
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Quanto será o imposto de importação?
A alíquota de importação de carros eletrificados no Brasil atualmente é zerada para os puros e tem teto de 4% para os híbridos. A partir de janeiro de 2024, porém, essa situação vai mudar e impactar muito no preço final ao consumidor.
A primeira incidência será de 10% em cima da tabela de carros elétricos puros, 12% para os híbridos plug-in e híbridos leves. Em julho, as alíquotas serão de 18%, 20% e 25%, respectivamente, saltando para 25%, 28% e 30% após um ano e chegando à equidade de 35% em julho de 2026.
Os caminhões elétricos, por sua vez, terão uma tabela diferente e que alcançarão o ápice da taxação de forma mais rápida. Para os pesados, o imposto de importação começa em janeiro de 2024, em 20%, e chega aos 35% em julho do mesmo ano.
De acordo com o ministro do MDIC, as montadoras terão uma cota de carros para importar ainda livre de impostos, mas a quantidade de carros que cada uma delas poderá trazer ao Brasil sem pagar a taxa ainda não foi definida, e só será divulgada em dezembro.
Imposto de importação de carros elétricos e híbridos no Brasil | |||
Mês/Ano | Elétrico puro | Híbrido leve | Híbrido plug-in |
Janeiro/2024 | 10% | 12% | 12% |
Julho/2024 | 18% | 25% | 20% |
Julho/2025 | 25% | 30% | 28% |
Julho/2026 | 35% | 35% | 35% |
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