Leitor de disco do PS5 Slim pode ficar inutilizado no futuro
Daniel Trefilio
Leitor de disco do PS5 Slim pode ficar inutilizado no futuro

O leitor de discos destacável do PlayStation 5 Slim depende de uma validação online e pareamento com o console para poder funcionar. Esta obrigatoriedade pode tornar o acessório inutilizável no futuro, caso os servidores de validação sejam desativados, uma vez que o processo precisa ser refeito sempre que o sistema do PS5 Slim precisar ser recuperado.

A confirmação dessa informação veio através do perfil ‘Does it play?’, no X ( Twitter ), afirmando que não se trata sequer de uma restauração completa para modo de fábrica. Qualquer formatação do disco do PlayStation 5 Slim dessincroniza o leitor de disco, forçando o usuário a reativá-lo inclusive em uma substituição do SSD interno, por exemplo.

Padrão All-Digital contra pirataria

Uma das maiores vantagens da mídia física em consoles é a possibilidade de preservar jogos antigos. Contar com um leitor de disco possibilita a implementação de retrocompatibilidade com títulos de gerações anteriores , sem depender de eles estarem disponíveis em serviços online, geralmente com catálogos bem restritos.

Ao que tudo indica, a preservação histórica dessas obras nem de longe parece ser uma preocupação para as fabricantes de console. O caso do PS5 Slim é apenas o primeiro onde isto fica mais notável, uma vez que toda uma linha de produtos perderá acesso ao leitor de disco, caso a Sony desative os servidores de validação com a chegada de futuras gerações do PlayStation.

No entanto, a atualização de projeto dos Xbox Series X e Series S , supostamente, já será exclusivamente digital. Além disso, o leaker “The Snitch” publicou em seu servidor no Discord que a Nintendo planeja lançar dois modelos do Nintendo Switch 2 , uma delas mais barata e sem a porta para cartuchos.

🛒Compre console PlayStation 5 com o melhor preço!

🛒Compre console Xbox Series X com o melhor preço!

Há anos a indústria tenta forçar o modelo All-Digital , com a premissa de dificultar a pirataria, e aparentemente isto pode acontecer já na próxima geração. Contudo, a pressão por limitar o acesso, principalmente a jogos de consoles anteriores, é um dos principais motivadores que impulsionam o mercado de desbloqueio e quebra de ferramentas de proteção, e o formato digital não deve mudar este cenário.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!