Apple M3 Ultra pode ter CPU de 32 núcleos e enorme GPU de 80 núcleos
Renan da Silva Dores
Apple M3 Ultra pode ter CPU de 32 núcleos e enorme GPU de 80 núcleos

Novos rumores reforçam que o Apple M3 Ultra, chip extremo da gigante de Cupertino esperado para equipar os PCs de mesa da empresa em 2024, pode trazer um salto significativo em processamento. Além de uma CPU 33% maior, com oito núcleos extras em comparação ao M2 Ultra , a nova plataforma pode embarcar GPU de 80 núcleos, quantia massiva para uma solução integrada, mas que curiosamente não é um salto tão grande em relação à geração anterior.

As informações chegam através do do analista Mark Gurman , em sua newsletter Power On , e sugerem que o M3 Ultra pode ter especificações bastante extremas, caso a Maçã mantenha a estratégia das gerações anteriores. Além de uma CPU de 32 núcleos (24 de alta performance + 8 de alta eficiência), o componente traria uma GPU massiva de 80 núcleos, e poderia atingir os 256 GB de RAM unificada.

Os números extremos seriam resultado da combinação de dois M3 Max em um único pacote, resultando assim em uma ficha técnica dobrada. Dito isso, quando comparado ao que já é oferecido pelo M2 Ultra, os resultados são mistos: a CPU é o principal destaque, por trazer oito núcleos a mais que os 24 embarcados no processador da geração passada, um ganho respeitável de 33%.

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

Colocando na conta os ganhos de performance por núcleo vistos nos testes dos chips M3 já lançados, podemos esperar por um salto bastante significativo nesse departamento, somados ao aumento expressivo de memória — o chip mais poderoso da Apple para o ano passado chegava aos 192 GB, representando um aumento de 64 GB (ou 33%) para os 256 GB do M3 Ultra, aprimorados ainda por uma possível largura de banda turbinada.

Ainda que pareça estranho, a GPU é o departamento em que devemos ver os menores ganhos. Mesmo que seja massiva, com 80 núcleos, o número traz um ganho de apenas quatro núcleos frente à configuração gráfica mais poderosa do M2 Ultra, que contava com 76 núcleos, crescimento de meros 5%. Na prática, levando mais uma vez em conta os benchmarks já feitos com modelos mais simples da linha M3, ambas devem ter desempenho próximo.

O M3 Ultra deve realmente brilhar em tarefas que tirem proveito das novas tecnologias implementadas nesta geração, como os aceleradores dedicados para Ray Tracing e Mesh Shading , em que já são possíveis ver enormes avanços em testes. Mais interessante é que essas características não apenas beneficiariam profissionais, como também quem pretende jogar games mais avançados, uma das ambições da Apple.

Considerando que Gurman acertou todas as especificações da linha M3 , e que a gigante de Cupertino adotou a mesma estratégia nos anos anteriores, é muito provável que essa seja mesmo a ficha técnica do M3 Ultra. A dúvida agora é a janela de lançamento do processador premium — se seguir o cronograma do M2 Ultra, a nova geração deve ser apresentada apenas em junho de 2024, junto a um novo Mac Studio.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!