A foto astronômica destacada pela NASA nesta terça-feira (14) traz Júpiter, Vênus e a Lua, fotografados juntos na Sicília. Eles são considerados três dos quatro objetos mais brilhantes no céu noturno da Terra.
- Céu de novembro | Chuvas de meteoros são destaques do mês
- Por que Vênus é o segundo objeto mais brilhante do céu noturno?
A Lua estava na fase crescente quando a foto foi tirada e, mesmo assim, grande parte do seu disco permaneceu visível. Isso se deve ao chamado Earthshine , nome dado à luz solar refletida pelas nuvens e superfície do nosso planeta.
Na foto, o ponto brilhante à esquerda é Júpiter e aquele ao centro é Vênus, considerado o segundo objeto mais brilhante do céu noturno. A imagem foi capturada no ano passado, quando uma conjunção entre os dois mundos estava perto de acontecer.
-
Siga o Canaltech no Twitter
e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-
As conjunções entre Vênus e Júpiter ocorrem cerca de uma vez por ano, e são visíveis depois do pôr do Sol ou antes de o astro nascer. No caso, esta foto foi tirada quando faltava cerca de uma hora para amanhecer.
O que é uma conjunção?
As conjunções acontecem quando dois objetos astronômicos parecem estar pertinho um do outro em nossa perspectiva de observação. Tais objetos podem ser planetas, como foi o caso da foto, mas também asteroides , luas e estrelas.
O mês de novembro proporcionou diferentes conjunções. Uma delas aconteceu no dia 9 e foi protagonizada pela Lua e por Vênus, que se tornaram visíveis a partir das 3h da madrugada na direção leste.
Caso você tenha perdido o evento, pode conferir a aproximação entre a Lua e Júpiter no dia 24. Para encontrá-los, é só observar na direção da constelação de Áries a partir das 21h no horário de Brasília.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- 🤑 MUITO BARATO | Galaxy S23 Plus com cupom de desconto exclusivo
- NASA pausa comunicação com robôs em Marte — mas é por pouco tempo
- Xiaomi Smart Band 8 chega ao Brasil com preço salgado
- Onda de calor no Brasil deixa mais de 1.400 cidades em alerta
- Calor: quais os efeitos das altas temperaturas no corpo humano?
- John Ironfire: novo Wolverine deve substituir Logan em X-Men