Fabricação ruim pode ser a causa de SSDs Sandisk defeituosos
Felipe Vidal
Fabricação ruim pode ser a causa de SSDs Sandisk defeituosos

Não é de hoje que algumas linhas de SSDs da SanDisk apresentam problemas graves ao apagar dados de usuários. O que antes parecia um problema de software, agora é tratado como um erro de hardware complexo, segundo uma companhia especializada em recuperação de arquivos.

O problema foi revelado por Markus Häfele, diretor da Attingo, em entrevista ao FutureZone. O executivo da empresa afirma que o problema envolvendo os SSDs SanDisk Extreme Pro de 4 TB, 3 TB e 2 TB é causado por problemas na fabricação, especialmente pela má escolha de design e componentes que fazem parte do produto.

A imagem abaixo mostra que os componentes são grandes demais para a placa de circuito integrado que os sustenta. Isso acarreta problemas diversos, como superaquecimento e alta impedância, fazendo que as estruturas se soltem e causem o mau funcionamento dos aparelhos. A análise da empresa também apontou fragilidades no material usado para solda, responsável por causar bolhas e desprender os componentes.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Problema persiste há meses

Ainda não está claro como essa sequência de erros afetou a produção da SanDisk/Western Digital. O problema não se resume a apenas uma remessa de SSDs e se espalhou por milhares de produtos desde o início de 2023. É comum encontrar diversas reclamações a respeito das unidades em fóruns como o Reddit e até em comentários na própria página da empresa.

Segundo Häfele, a Attingo recebe pelo menos um SSD SanDisk Extreme Pro para conserto por semana. Em um problema de escala tão massiva, é improvável que a SanDisk não saiba sobre as causas no apagão de dados de milhares de consumidores.

O problema desses SSDs é mais complexo do que se imaginava. Há alguns meses a companhia enviou atualizações de firmware , mas que não resolveram a situação. Até mesmo veículos de imprensa, como o The Verge, foram acometidos pelo problema e ainda não receberam uma resposta da marca.

O Canaltech entrou em contato com a assessoria de imprensa da SanDisk/Western Digital no Brasil para uma posição oficial da empresa. Até o momento da publicação desta notícia não recebemos retorno.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!