O que é tsunami meteorológico?
Augusto Dala Costa
O que é tsunami meteorológico?

Um tsunami meteorológico consiste em um fenômeno climático que traz tempestades, ventos e ondas violentas, embora menos destrutivas do que as de um tsunami geológico, que se diferencia nas suas causas. Nesse último caso, a intempérie é resultado de atividade sísmica, isto é, com participação de movimentação de placas tectônicas (terremotos e maremotos), atividade vulcânica ou impacto de meteoritos no solo.

Também chamado de meteotsunami, o evento é resultado de uma junção de ventos, ondas grandes e alta pressão atmosférica, o que torna difícil prever sua ocorrência.

Os tsunamis meteorológicos são raros no Brasil, e só foram registrados em dois estados até hoje: Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Eles também já foram vistos em outros lugares do mundo, como Canadá, México, Estados Unidos e na costa da Europa.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Explicando o tsunami meteorológico

O fenômeno dos tsunamis meteorológicos ainda é bastante desconhecido à ciência, que está apenas no começo da compreensão acerca do assunto. O que sabemos é que eles estão relacionados a perturbações na pressão atmosférica , o que causa eventos rápidos, como tempestades severas e rajadas fortes de chuva e vento.

Segundo a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA), tempestades assim geram uma onda, que se dirige à região costeira e acaba sendo amplificada quando há uma plataforma continental rasa e uma entrada, baía ou outra paisagem costeira favorável. Nesses casos, meteotsunamis podem gerar ondas de até dois metros de altura ou mais.

Isso já foi visto no Golfo do México, nos Grandes Lagos do Canadá, na costa atlântica dos EUA e nos mares Mediterrâneo e Adriático, na costa da Itália. No Brasil, isso já aconteceu nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O mais documentado foi o registro da praia do Pântano Sul, no sul de Florianópolis, em novembro de 2009, quando barcos e carros foram arrastados e prejuízos ocorreram nas casas e comércios da região. Outro incidente, datado de 11 de novembro de 2023, arrastou carros e assustou os banhistas da praia do Cardoso, região do Farol de Santa Marta, e ninguém ficou ferido. Veja:

Já em 2016, na praia da Barra do Torneiro, em Balneário Rincão, SC, outro tsunami meteorológico causou estragos, submergindo dois carros e arrastando pessoas para o mar. Esforços conseguiram retirar as pessoas para a costa antes que ferimentos ou mortes ocorressem, e os automóveis foram retirados da água com o auxílio de cordas. Em outra praia, no Morro dos Conventos, uma onda também arrastou carros e alagou um restaurante.

O que causa um tsunami meteorológico?

As causas por trás de um evento da magnitude de um tsunami meteorológico dependem de vários fatores climáticos, como formação de nuvens muito carregadas e ventos fortes que se avançam sobre o mar. Em regiões litorâneas, a diferença de temperatura e pressão atmosférica deixa as águas ainda mais agitadas.

Aliás, segundo o National Ocean Services dos EUA, a identificação de um tsunami meteorológico é bastante parecida com a de um geológico, ou sísmico. Tais eventos ainda podem ser confundidos com tempestades de vento ou seichas — descolamento de material acumulado no fundo do mar, formando uma grande onda estacionária de alta energia que quebra sobre a orla, causando estragos.

Outro desafio para os meteorologistas é acertar a previsão dos tsunamis meteorológicos. Como o fenômeno depende de linhas de instabilidade para acontecer, torna-se difícil antever sua formação. Geralmente, quando as temperaturas atmosféricas estão muito altas (próximas aos 40 ºC), formam-se as chamadas áreas de instabilidade: nelas, a atividade dos ventos se intensifica, agitando o mar e culminando no tsunami meteorológico, cujas ondas são progressivas, podendo durar de dois minutos a duas horas.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!