Os primeiros detalhes do suposto Snapdragon 7 Gen 3 foram apontados em um novo rumor, sugerindo que a terceira geração do chip intermediário premium da Qualcomm deve causar certa confusão. Apesar do nome, a novidade acabaria entregando desempenho abaixo do Snapdragon 7 Plus Gen 2 , em uma possível tentativa de tornar a solução mais barata e atraente para as fabricantes de smartphones.
- Snapdragon Satellite é encerrado por interesse em método padronizado
- Celulares com IA "On Device" podem exigir ao menos 12 GB de RAM
As informações chegam através do renomado leaker Digital Chat Station , cujos rumores costumam ter alta precisão, e começam sugerindo que a nova plataforma intermediária deve ser identificada pelo número de modelo SM7550, acompanhando o nome comercial Snapdragon 7 Gen 3. A fabricação deve ficar sob a responsabilidade da TSMC , usando o processo N4 da classe de 4 nm, boa notícia diante do histórico da litografia.
A configuração de CPU deve seguir o padrão da maioria dos chips para smartphone em uma organização de 1 + 3 + 4, sendo um núcleo de alto desempenho rodando a 2,63 GHz, mais três de alto desempenho operando a até 2,4 GHz, e quatro Cortex-A510 de alta eficiência trabalhando a até 1,8 GHz. O informante indica que não teremos o poderoso Cortex-X de máxima performance — o núcleo mais veloz por aqui deve ser o Cortex-A715, lançado no ano passado.
-
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-
Essa já é uma diferença substancial em comparação ao Snapdragon 7 Plus Gen 2, que surpreendeu ao apostar na adoção de um Cortex-X2 , e que acaba aproximando o chip de terceira geração do bastante modesto Snapdragon 7s Gen 2 , plataforma com desempenho mais próximo dos "irmãos" da série 6. Há, porém, uma boa justificativa para a escolha: o preço.
Ao mesmo tempo em que impressionou por oferecer performance próxima ao do Snapdragon 8 Plus Gen 1 , o 7 Plus Gen 2 foi pouco utilizado pelas fabricantes de smartphones. Segundo rumores, o modelo era extremamente caro, o que levou as companhias a optarem por processadores mais acessíveis, como o Snapdragon 7 Gen 1 . Ao simplificar o design, a Qualcomm pode estar tentando tornar o 7 Gen 3 mais barato, e atrair mais parceiras.
Ainda de acordo com o rumor, a estratégia parece ter dado certo — Digital Chat Station menciona que, além da Xiaomi , única fabricante a apostar no 7 Plus Gen 2, Vivo Mobile e Honor estariam entre as marcas interessadas no 7 Gen 3. Apesar de continuar sendo um número baixo de marcas, a lista já é um indicador de que a próxima geração da plataforma deve atingir um público bem maior.
O informante conclui indicando que a GPU será a inédita Adreno 720, cujo nome sugere se tratar de uma solução levemente simplificada da Adreno 725 adotada no 7 Plus Gen 2. Complementa essas informações outro informante renomado, Yogesh Brar, que aponta que devemos ver a Xiaomi ser pioneira no uso da nova solução novamente, com algum modelo premium da Redmi estreando no primeiro trimestre de 2024.
Snapdragon 7 Gen 3 is looking solid so far. That said, Qualcomm needs to set the pricing strategy right this time.
— Yogesh Brar (@heyitsyogesh) November 13, 2023
Redmi will likely be the launch partner again with a Q1' 24 release.
Also this time there are more brands that have shown interest in this chip..
Apesar de não citar preços, Brar reforça a questão delicada de preço do 7 Plus Gen 2, e diz esperar que a Qualcomm tenha ajustado melhor a relação de custo na nova geração. Considerando o número crescente de rumores, devemos ter mais novidades sobre preços e dispositivos em breve.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Galaxy SmartTag 2 x Apple AirTag | Qual rastreador é melhor?
- Backup do WhatsApp no Android vai ocupar espaço do Google Drive
- 🤑 MUITO BARATO | Galaxy S23 Plus com cupom de desconto exclusivo
- Instagram pode ganhar área privada para você postar o que quiser
- Onda de calor no Brasil deixa mais de 1.400 cidades em alerta
- Após Etna, supervulcão Campi Flegrei se desperta na Itália