
O novo teste de voo do foguete Starship, da SpaceX , pode acontecer nesta sexta-feira (17), ainda sem horário definido. Mas, para isso, são necessárias aprovações da Administração Federal de Aviação e outras agências reguladoras nos Estados Unidos.
- SpaceX | O que é o foguete Starship?
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
A possível data para o próximo teste de voo foi anunciada pela empresa em uma publicação no X, antes chamado de Twitter . “O Starship está em preparação para lançamento em 17 de novembro, enquanto aguardamos aprovações regulatórias finais”, escreveram. “Supondo a aprovação regulatória”, acrescentou Elon Musk , CEO da SpaceX.
O novo teste deve ser semelhante àquele feito em abril , que terminou na explosão dos protótipos usados. Desta vez. propulsor Super Heavy e o foguete Starship também devem ser lançados juntos e, se tudo correr bem, o foguete deve pousar perto do litoral do Havaí. O esperado é que o Super Heavy pouse no Golfo do México.
-
Siga o Canaltech no Twitter
e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-
Starship preparing to launch as early as November 17, pending final regulatory approval → https://t.co/bJFjLCiTbK pic.twitter.com/qRKv9ugWsR
— SpaceX (@SpaceX) November 11, 2023
A SpaceX vem trabalhando em algumas mudanças no veículo em preparação para o próximo teste de voo. Uma delas é o processo de separação dos estágios: agora, o estágio superior Starship vai acionar seus motores enquanto se mantém conectado ao Super Heavy.
Como de costume, a SpaceX vai transmitir online a missão cerca de 30 minutos antes do seu início. Para acompanhar, é só acessar o site da empresa ou conferir a live em seu perfil no X.
O foguete Starship
O foguete Starship e seu propulsor Super Heavy formam o sistema de lançamentos mais alto do mundo, chegando a 121 metros de altura — para comparação, considere o foguete Saturn V, da NASA , que chegava a 110 m de altura.
A SpaceX quer usar o Starship para objetivos variados, como missões no espaço profundo, uma viagem turística ao redor da Lua e até para levar pessoas a Marte . Entretanto, antes de colocar tais planos em prática, a empresa precisa primeiro mostrar que o Starship está pronto para realizar voos orbitais. Por isso, a SpaceX vem fazendo testes de voo com o sistema.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- 🤑 MUITO BARATO | Galaxy S23 Plus com cupom de desconto exclusivo
- NASA pausa comunicação com robôs em Marte — mas é por pouco tempo
- Calor: quais os efeitos das altas temperaturas no corpo humano?
- Onda de calor no Brasil deixa mais de 1.400 cidades em alerta
- Xiaomi Smart Band 8 chega ao Brasil com preço salgado
- Novo Wolverine está pronto para substituir Logan nos X-Men