Como o DLSS 3 e Reflex afetam gameplay de COD: MW3
Felipe Vidal
Como o DLSS 3 e Reflex afetam gameplay de COD: MW3

Call of Duty: Modern Warfare 3 surpreendeu os PC gamers ao trazer especificações bem sutis para jogar no computador . Mesmo assim, um dos trunfos do novo game da Activision é a presença de tecnologias de upscaling, como o DLSS e o FSR. Para além disso, COD: MW3 conta com o Gerador de Quadros (Frame Generator) e o NVIDIA Reflex, que aumentam significativamente a performance e a suavidade da jogatina.

O Gerador de Quadros é um recurso exclusivo das novas GeForce RTX 4000 , mas o Reflex está disponível em muitas placas de vídeo da empresa. Para saber o impacto dessas tecnologias em Call of Duty: Modern Warfare 3 , o Canaltech realizou diversos testes e o resultado foi muito positivo.

Setup de testes

No Canaltech , Call of Duty: Modern Warfare 3 foi testado usando o Windows 10 Home com as atualizações e patches de segurança mais recentes instalados. Todos os componentes também estavam atualizados com os drivers mais recentes disponíveis no momento da publicação do conteúdo. A placa-mãe também estava atualizada com a BIOS mais recente disponibilizada pela fabricante.

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Todos os testes realizados neste conteúdo foram realizados na campanha, uma vez que o Gerador de Quadros só está disponível nesse modo.

DLSS 3 muda o jogo

Call of Duty: Modern Warfare 3 não é um dos games mais pesados de 2023. O título é bem otimizado em seus modos multiplayer e na campanha. Por isso, a bateria de benchmarks usou a configuração gráfica Extrema para mensurar até onde o setup consegue ir e como as tecnologias da NVIDIA e da AMD beneficiam o jogador.

Em Full HD nativo, MW3 conseguiu bons 87 quadros de média e uma experiência bem confortável. No entanto, o FSR (Qualidade) consegue elevar a jogatina para algo perto de 103 quadros; o DLSS (Qualidade) fica muito próximo, na casa dos 100 FPS. O ganho com as duas tecnologias beira melhorias de 17%.

É possível melhorar ainda mais o desempenho do jogo ao acionar o Gerador de Quadros da GeForce RTX 4060. No modo qualidade, o DLSS 3.0 em conjunto com o Frame Generator elevou o gameplay para perto dos 150 FPS. Isso significa um aumento de 71% em relação à resolução nativa e 46% contra o DLSS e FSR padrão.

Ativar o Gerador de Quadros sem o DLSS 3.0 também traz um desempenho satisfatório para COD: MW3 . Com esse recurso, a gameplay subiu para 120 FPS, em média. O valor é inferior à combinação com DLSS, mas é uma opção viável para quem não pretende acionar nenhuma tecnologia de upscaling durante sua experiência.

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Quad HD é ainda melhor

Embora a GeFOrce RTX 4060 não seja uma placa oficialmente destinada para a resolução Quad HD (2560x1440), rodamos Call of Duty: Modern Warfare nessa resolução para observar como as técnicas de upscaling se comportariam. Em resolução nativa, o jogo da Activision rodou acima dos 60 FPS, um bom resultado, mas não ideal para um jogo desse gênero.

O FSR em modo qualidade eleva a experiência para cerca de 79 FPS, mas é o DLSS que consegue um resultado superior, na casa dos 85 FPS. Isso reflete em uma melhoria média de 32% para as duas tecnologias, mas ainda há espaço para elevar esse número.

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Em COD: MW3 , utilizar o DLSS com o Gerador de Quadros garante taxas acima dos 100 FPS e uma experiência bem melhor de jogo.

Para obter taxas ainda mais elevadas de quadros por segundo, é possível reduzir um pouco as configurações gráficas do jogo.

Reflex diminui bem a latência

O NVIDIA Reflex, por sua vez, é responsável por diminuir a latência de Call of Duty: Modern Warfare 3 em até 80%. Na prática, isso significa acertar e derrotar inimigos com mais precisão, sendo a diferença entre vencer ou perder as partidas no multiplayer.

Embora seja difícil criar testes estáticos para evidenciar as melhorias, o Reflex tem um impacto na suavidade dos movimentos. Por diminuir a latência, o tempo gasto entre o apertar dos botões e a ação aparecer na tela é bem mais instantâneo. Isso não é sempre perceptível, mas gera uma vantagem competitiva tanto no modo campanha - menos importante - quanto no multiplayer.

O NVIDIA Reflex possui um modo chamado de Ligado + Impulso, que melhora ainda mais a responsividade. Em certos cenários, o recurso pode aumentar um pouco a taxa de quadros, embora isso não tenha sido evidenciado em nossos testes. Essa melhoria é pequena, de menos de 5%, mas já configura uma vantagem competitiva para os jogadores.

Recursos obrigatórios

Mesmo que você tenha uma boa placa de vídeo e processador para rodar COD: MW3 , o DLSS 3 com o Gerador de Quadros e o FSR são recursos indispensáveis para elevar o framerate do jogo. Infelizmente, o Frame Generator ainda não está disponível no modo multiplayer, mas as demais técnicas de upscaling estão à disposição do jogador e devem ser usadas sempre que necessário, principalmente em resoluções maiores, como o Quad HD.

O NVIDIA Reflex é, de fato, obrigatório para qualquer jogador de FPS. A tecnologia não apresenta nenhum tipo de ponto negativo que possa comprometer a experiência. Pelo contrário, garante mais responsividade para os gamers exigentes.

Call of Duty: Modern Warfare III está disponível para Xbox One , Xbox Series X e Series S , PlayStation 4 , PlayStation 5 e PC (Steam e Battle.net).

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