Golpe do Ozempic | Fabricante alerta para falsas promoções online
Nathan Vieira
Golpe do Ozempic | Fabricante alerta para falsas promoções online

Na última sexta-feira (10), a farmacêutica Novo Nordisk fez um alerta para o golpe do Ozempic — os usuários do medicamento para tratamento do diabetes tipo 2 e, de forma off label (fora da bula), perda de peso devem ficar atentos ao fato de que a empresa não oferece venda direta de seus medicamentos por nenhum canal.

O comunicado foi divulgado nas próprias redes sociais da fabricante, que alega ter recebido denúncias no SAC de que pessoas têm se passado por colaboradores para vender os produtos. Assim, a farmacêutica recomenda suspeitar sempre dos canais como redes sociais e fóruns virtuais.

Na ocasião, a multinacional também explicou que seus produtos são vendidos no Brasil exclusivamente em farmácias homologadas pela Anvisa. Confira o comunicado na íntegra:

-
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-

Como fornecedores responsáveis, sempre preocupados com a saúde e segurança de nossos pacientes, informamos que não fazemos nenhum tipo de contato, por nenhum canal de comunicação, para venda direta de nossos medicamentos.
Se você receber qualquer mensagem com esta finalidade, desconfie.

Para garantir a segurança dos nossos pacientes e a qualidade dos nossos produtos, reforçamos que:
1. Todos os medicamentos são distribuídos e vendidos exclusivamente em farmácias devidamente licenciadas, que cumprem com todos os requerimentos sanitários exigidos pela Anvisa.

2. Recomendamos que sempre suspeitem dos canais de venda direta, como redes sociais e fóruns virtuais.

3. Verifiquem as embalagens de medicamentos, que, quando falsas, podem estar visualmente alteradas.

4. Desconfiem de preços muito abaixo da tabela da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.

Em caso de dúvidas sobre os medicamentos da Novo Nordisk, os pacientes podem acessar a página novonordisk.com.br para consulta dos
produtos comercializados pela empresa, bem como procurar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou o site do Programa NovoDia (www.programanovodia.com.br), que
possibilita buscar as farmácias mais próximas do seu CEP, de acordo com o medicamento indicado.

A empresa também recomenda atenção para possíveis preços muito abaixo da tabela da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e embalagens visivelmente alteradas.

Cuidados com Ozempic

Além dos golpes, é preciso ter cuidado com os efeitos adversos do medicamento. Os médicos já alertaram para riscos da semaglutida (o princípio ativo do Ozempic), como náusea, vômitos, diarreia e constipação, sintomas gastrointestinais leves e moderados que desaparecem após cessar o uso do remédio.

Em maio, também vimos que Ozempic e remédios com semaglutida podem causar desnutrição . A medicação age de diferentes formas no corpo, provocando a supressão do apetite e maior sensação de saciedade após uma refeição.

Os profissionais da área da saúde também já divulgaram uma lista de efeitos colaterais do Ozempic , com direito a dor abdominal e dispepsia, distensão abdominal, constipação (intestino preso), gastrite, refluxo gastroesofágico, diarreia, eructação, flatulência (gases), fadiga e hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue).

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!