
A Microsoft lançou um app do Windows para iOS, iPadOS, macOS, Windows e navegadores que permite acessar a conta do sistema operacional na nuvem e usá-la como um PC remoto. O aplicativo tem disponibilidade inicial apenas para licenças comerciais do SO e ainda não tem versão para o Android.
- Windows 365: o que é e como funciona o PC virtual?
- Microsoft Teams substitui Chat no Windows 11 com novidades
O Windows App oferece suporte a múltiplos monitores e também periféricos, como impressoras, webcams e drivers de armazenamento. O aplicativo pode ser personalizado para os diferentes tamanhos de tela, com configurações de resolução e dimensionamento.
Windows na nuvem para todos
Há anos a Microsoft tem uma solução para fazer a conexão remota do seu sistema operacional através do aplicativo Remote Desktop Connection. No entanto, o novo aplicativo sugere que a companhia prepara um acesso ao Windows totalmente pela nuvem.
-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube
, todo dia tem vídeo novo para você!
-
Um dos indicativos dessa proposta está na tela de login do app. A opção para entrar com um conta pessoal aparece nessa janela, apesar de o acesso não estar liberado. É provável que, em breve, qualquer pessoa poderá usar sua conta no Windows em qualquer aparelho — seja em um desktop, tablet ou celular.
what’s the future of Windows? Well, Microsoft has released a Windows App that lets you stream Windows 365 to an iPhone, iPad, Mac, PC, or browser. It doesn’t support consumer accounts yet, but that feels inevitable at this point https://t.co/KeUN1JYn08 pic.twitter.com/wdfW3bTbWM
— Tom Warren (@tomwarren) November 15, 2023
A proposta do Windows App parece uma evolução do serviço Windows 365 na nuvem, que já oferecia o acesso remoto aos clientes com conta empresarial.
Planos da Microsoft
O lançamento do aplicativo confirma os planos da Microsoft de oferecer cada vez mais seus serviços de forma integrada ao poder da nuvem.
Em junho, um documento da empresa obtido em meio ao processo antitruste pela compra da Activision Blizzard revelou a proposta da Big Tech de levar o Windows de forma integral para nuvem e oferecer aos consumidores um serviço similar ao Windows 365 corporativo.
Em setembro, a companhia deu mais um passo nessa direção ao formar uma equipe dedicada ao “Windows e experiências web”, com a missão de desenvolver mais serviços com base na web e equipados com IA.
O público já acompanha essa transformação da experiência no Windows 11 com aplicativos cada vez mais conectados, como o assistente Copliot e a interface de pesquisa com atualização dinâmica.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Não, o Rio Nilo não ficou vermelho recentemente
- Trio Galaxy S24 vaza em unidades de teste com novo design plano
- Peugeot não fabricará mais carros de passeio no Brasil
- Volkswagen prepara nova geração do Gol como SUV
- Samsung revela cronograma de lançamento da One UI 6 com Android 14
- iPhone 11 ou iPhone 13 | Qual comprar na Black Friday 2023?