O Intel Evo é um selo criado pela Intel para garantir ao consumidor que ele está comprando um notebook de alta qualidade, sobretudo no que diz respeito a estas três características: autonomia, conectividade e durabilidade.
Em outras palavras, o selo Intel Evo diz ao usuário que está em busca de um notebook novo que ele está diante de um produto avançado, que cumpriu com diversos critérios definidos pela Intel junto às fabricantes e passou por várias validações.
Fique ligado porque hoje, o Canaltech vai te explicar o porquê de procurar o selo Intel Evo na hora de comprar o seu notebook e como ele se tornou sinônimo de alta qualidade.
-
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
Como surgiu o Intel Evo?
O selo de certificação de qualidade Intel Evo surgiu em 2020. Até aquele ano, a Intel trabalhava em conjunto com as fabricantes para assegurar que notebooks ultrafinos de alto padrão equipados com processadores Intel Core saíssem de fábrica prontos para entregar o máximo de desempenho e a melhor experiência de uso possível para os usuários.
Já naquela época, esses equipamentos tinham de cumprir algumas exigências e seguir diretrizes de construção, como ter bateria com duração de pelo menos 9 horas, ter um sistema mais eficiente de arrefecimento e mais saídas de ar para favorecer a dissipação de calor. Testados e aprovados previamente, esses dispositivos chegavam ao mercado como modelos premium.
O problema é que não havia nenhuma comunicação com o público de que todo esse trabalho havia sido feito.
Para contornar isso, a Intel e fabricantes como Dell , Acer , ASUS , Lenovo , Samsung e HP viram a necessidade de comunicar e diferenciar esses notebooks de categoria mais premium. Assim surgiu o selo Intel Evo.
O que é o selo Intel Evo?
O Intel Evo nada mais é que um selo que garante a alta qualidade de um notebook. Hoje, é ele quem comunica ao usuário que aquele aparelho atende a todos os requisitos de design, construção, hardware, tela, peso e autonomia de bateria que a Intel definiu.
Em outras palavras, os notebooks Intel Evo entregam o que há de melhor em matéria de desempenho e experiência de uso com um processador Intel Core. São dispositivos premium desde a sua concepção e, invariavelmente, os melhores de sua categoria.
Mas quais são exatamente esses requisitos?
Requisitos do selo Intel Evo
De maneira geral, notebooks com selo Intel Evo vêm equipados com processadores de última geração da Intel e têm bateria de longa duração, capazes de garantir pelo menos 9,5 horas de produtividade longe da tomada. O carregamento rápido é outro pré-requisito para obtenção do selo, com a bateria oferecendo pelo menos 4 horas de autonomia para uma recarga de apenas 30 minutos.
A conectividade é outro fator importante nos notebooks Intel Evo. Eles precisam ser compatíveis com a última geração do protocolo Thunderbolt e pelo menos Wi-Fi 6. O objetivo é proporcionar ao usuário velocidade máxima de transferência de arquivos, seja por cabos ou por conexões sem fio.
Além disso, o design dos notebooks Intel Evo deve proporcionar a melhor experiência para trabalho remoto. Isso inclui desde touchpads de alta precisão até a garantia de funcionamento otimizado com aplicativos de videoconferência, comunicação e gerenciamento de equipes e produtividade, passando pelo uso de inteligência artificial para cancelamento de ruído no microfone e melhorar a qualidade de imagem capturada pela câmera.
Embora essas sejam as principais características de notebooks Intel Evo, a lista de requisitos obrigatórios para a obtenção do selo é bem maior:
- Pelo menos processador Intel Core de 11ª geração
- Gráficos integrados Intel Iris Xe ou dedicados Intel ARC ou Nvidia GeForce MX/RTX
- Mínimo de 8 GB de memória RAM DDR4 ou DDR5
- Mínimo de 256 GB de armazenamento em SSD
- Mínimo de 9,5h de autonomia de bateria
- Carregamento rápido por USB-C (4h de autonomia com 30 minutos de carga)
- Login biométrico com sensor de digital ou reconhecimento facial
- Conectividade Wi-Fi 6E (compatibilidade com redes móveis é opcional)
- Mínimo de 1 porta USB-C Thunderbolt 4.0
- Tela com bordas ultrafinas
- Tela com resolução mínima de 1080p (Full HD)
- Despertar em menos de 1 segundo
- Touchpad de alta precisão
- Teclado retroiluminado
- Som de alta qualidade (geralmente com certificação Dolby, Harman Kardon e afins)
- Sincronização com dispositivos móveis iOS e Android
- Fator de forma ultrafino e leve (máximo de 1,5kg)
- Colaboração Inteligente: garantia de multitasking sem travamentos com Office, Zoom, Slack e afins
Como são os selos Intel Evo?
O selo Intel Evo é diferente daqueles que encontramos em praticamente todos os notebooks com processadores Intel Core. Em vez do tradicional azul Intel, o selo Intel Evo adota cores mais sóbrias e elegantes, mas ainda indica qual processador equipa o laptop.
Assim, atualmente podemos encontrar notebooks com três selos Intel Evo diferentes, indicando processadores Core i5, Core i7 e Core i9. Veja como eles são:
Como escolher o melhor notebook Intel Evo?
Atualmente há uma infinidade de notebooks disponíveis no mercado e escolher entre um deles para comprar não é tarefa fácil. Porém, se você está em busca de um notebook de alta qualidade, com design ultrafino, bateria de longa duração e alto desempenho para produtividade, basta procurar por um modelo com certificado Intel Evo.
O selo funciona como um ótimo filtro e garante ao usuário que ele está diante de um notebook que é superior a outros modelos da mesma categoria e passou por um processo de validação criterioso. Sem essa preocupação, fica mais fácil aliar a ficha técnica do equipamento às suas necessidades.
Portanto, tenha sempre em mente qual finalidade você vai dar ao seu notebook Intel Evo para acertar na escolha. No geral, seguir estas dicas deve ajudar na hora da compra:
Uso básico no dia a dia
- Cenário: navegação na internet, assistir a filmes e séries, edição de textos, estudo
- Processador: Intel Core i5
- Memória: 8 GB
- Armazenamento: 256 GB
Uso profissional
- Cenário: edição de fotos, programação, web design, live streamings
- Processador: Intel Core i7
- Memória: 8 GB ou 16 GB
- Armazenamento: 512 GB
Máximo de produtividade em qualquer lugar
- Cenário: edição de vídeo, projetos 3D, virtualização
- Processador: Intel Core i9
- Memória: 16 GB
- Armazenamento: 512 GB ou 1 TB
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Não, o Rio Nilo não ficou vermelho recentemente
- Rio de Janeiro e outras capitais podem ter recorde de calor nesta quinta (16)
- Grammy Latino 2023 | Como assistir à premiação ao vivo
- Cientistas anestesiam plantas para provar que são conscientes e podem dormir
- Galaxy SmartTag 2 x Apple AirTag | Qual rastreador é melhor?
- YouTube vai remover conteúdos gerados por IA imitando artistas musicais