Uma nova vulnerabilidade foi encontrada em processadores da Intel a partir da 10ª geração Ice Lake. Chamada de Reptar (CVE-2023-23583), a brecha consegue controlar instruções de software contínuas, ocasionando em erros no sistema. Felizmente, o time da Intel já lançou atualizações via microcódigos para mitigar a situação.
- História da segurança virtual: a origem da cibersegurança
- Windows 10: melhores dicas de segurança para proteger seu PC
O problema foi descoberto há alguns meses pelo pesquisador de segurança do Google , Tavis Ormandy. Segundo ele, a brecha é capaz de causar mau funcionamento ao processador, uma vez que a peça fica com um comportamento imprevisível. A vulnerabilidade gera mais risco e impacto em máquinas virtuais , fazendo com que possíveis danos e vazamento de dados sensíveis de usuários aconteçam na nuvem .
"O Reptar já parecia ser o indicativo de um problema sério, mas durante alguns dias de testes, descobrimos que quando múltiplos núcleos estavam acionando o mesmo bug, o processador começava a relatar exceções de verificação e parava de funcionar. Verificamos que isso funcionou até mesmo dentro de uma máquina virtual, então já há sérias implicações de segurança para provedores de nuvem. Naturalmente, reportamos para a Intel assim que confirmamos que havia uma questão de segurança", explica Tavis Ormandy.
-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-
Reptar afeta várias CPUs Intel
Embora a situação não seja recente e tenha sido descoberta pelo pesquisador há algum tempo, o time da Intel não esperou o problema escalonar tanto para resolver. A equipe liberou atualizações de mitigação via microcódigo para todas as linhas possivelmente afetadas pelo Reptar.
Confira a lista completa:
- Intel Core i5-1035G1
- Intel Xeon Gold 5318N
- Intel Xeon D-1726
- Intel Core i7-11700K
- Intel Core i7-1185G7
- Intel Core i5-1155G7
- Intel Core i7-11800H
- Intel Core i5-11400F
Apesar de ser um problema principalmente relacionado aos Ice Lake e alguns modelos da família Xeon, a Intel também lançou updates para outros processadores. Na tentativa de prevenir possíveis erros, modelos de 12ª, 13ª geração e a 4ª geração de CPUs Xeon já receberam a atualização, mesmo que nenhum incidente com esses produtos tenha sido reportado até agora.
O microcódigo deve ser instalado através do site da fabricante da placa-mãe ou pelo site oficial da Intel . Até o momento, não há relatos de usuários gravemente afetados pelo Reptar.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Rio de Janeiro e outras capitais podem ter recorde de calor nesta quinta (16)
- Não, o Rio Nilo não ficou vermelho recentemente
- Grammy Latino 2023 | Como assistir à premiação ao vivo
- Cientistas anestesiam plantas para provar que são conscientes e podem dormir
- Galaxy SmartTag 2 x Apple AirTag | Qual rastreador é melhor?
- YouTube vai remover conteúdos gerados por IA imitando artistas musicais