Wegovy pode reduzir risco de ataque cardíaco e AVC
Nathan Vieira
Wegovy pode reduzir risco de ataque cardíaco e AVC

O Wegovy pode reduzir o risco de ataque cardíaco e AVC (acidente vascular cerebral). Essa é a afirmação de um estudo publicado na revista New England Journal of Medicine no último sábado (11). Para chegar nisso, os pesquisadores analisaram a situação de 17.604 pacientes com sobrepeso e obesidade com doenças cardíacas que receberam injeções semanais de semaglutida (o ingrediente ativo do medicamento para perda de peso ).

A análise permitiu ver que, em 33 meses, o medicamento reduziu o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte por causas cardiovasculares em 20%, em comparação com um placebo. O estudo também foi apresentado na reunião anual da American Heart Association .

No entanto, os autores do estudo observam que incluíram no estudo apenas aqueles com doença cardíaca preexistente. Os efeitos da semaglutida em pessoas com sobrepeso e obesidade sem histórico de problemas cardíacos permanecem desconhecidos, o que exige futuros estudos.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

A descoberta ajuda a complementar uma ideia estabelecida em um estudo anterior, de que o Wegovy reduz em 20% o risco de problemas cardíacos em adultos sem diabetes.

Na ocasião, a própria farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, responsável pelo desenvolvimento e produção do medicamento, anunciou que os voluntários foram acompanhados por um período de até 5 anos, e que os efeitos adversos incluíam infarto.

Wegovy: diabetes e obesidade

O Wegovy foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro deste ano, destinado ao tratamento de obesidade e sobrepeso quando prejudiciais à saúde. No entanto, foi criado originalmente como uma medicação voltada para diabetes tipo 2.

O medicamento aumenta a sensação de saciedade, facilitando dietas e esforços terapêuticos, e é aplicado via injeção em dose de 2,4 mg, na forma de caneta, como a insulina.

No entanto, o remédio divide opiniões. Em julho, a Europa passou a investigar o Wegovy por relação com pensamentos suicidas. Os médicos também alertam para os efeitos colaterais do Wegovy , que incluem náusea, vômitos, diarreia e constipação — sintomas, em sua maioria, gastrointestinais leves e moderados, que desaparecem após cessar o uso do remédio.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!