Nesta sexta-feira (17), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de temporal e tempestade para 17 estados e para o Distrito Federal, mediante a frente fria que entra pelos estados do sul e pode causar grande instabilidade climática no final de semana. Nos últimos dias, chuvas e ventos fortes e até mesmo um tornado assolaram Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que já estavam em alerta para a possível volta de ciclones e tempestades nos próximos dias.
- Tornado atinge divisa de SC com RS e pode acontecer novamente até sábado (18)
- Novembro terá onda de calor intensa e fora do comum, batendo os 45 ºC
Devido à situação climática do sul, que apresenta um Complexo Convectivo de Mesoescala (agrupamento circular de nuvens carregadas), a região deve ser a mais criticamente afetada, bem como o centro-oeste e o sudeste do Brasil, atualmente mais impactados pela onda de calor . Segundo o instituto, a partir de domingo, as chuvas devem se espalhar para a região central e levar precipitações para outras localidades.
O perigo de tempestade em cada estado
Para o Inmet, a divisão entre as classificações de perigo para as precipitações é expressa em duas modalidades — “perigo potencial”, para chuvas intensas, e “perigo”, para tempestades propriamente ditas.
-
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
⚠️ #Atenção : Previsão de tempestade, amanhã (18) e domingo (19), em áreas do TO, MG, ES, MT e em todo o RJ, SP, MS, GO e DF. O volume total de chuva pode chegar a 100 mm em 24h, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo.
— INMET (@inmet_) November 17, 2023
🟠 Confira o aviso laranja 👉 https://t.co/ew3qRVgR2e pic.twitter.com/K2MG18nmH4
Nas medidas do instituto, chuvas intensas significam precipitações de até 50 mm por dia, incluindo ventos de até 60 km/h. Nesse estágio, há baixo risco de cortes de energia, alagamentos e queda de árvores. Os estados afetados por esse alerta são:
- Amazonas;
- Bahia;
- Maranhão (na parte sul);
- Pará;
- Piauí;
- Roraima;
- Tocantins (na parte norte).
Quanto à classificação de “perigo”, o risco é maior, sendo um aviso para tempestades em específico. Nesse caso, as chuvas podem chegar a até 100 mm por dia (no alerta atual, cobrindo o final de semana), bem como ventos de até 100 km/h e queda de granizo. Os estados sob “perigo” nos próximos dias são:
- Distrito Federal;
- Espírito Santo (na parte sul);
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina;
- São Paulo;
- Tocantins (na parte sul).
Além dos alertas de chuva, alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, estão com avisos de calor extremo , bem como o litoral do Paraná e partes de Minas Gerais, segundo informações da MetSul Meteorologia. As máximas estão entre 40 ºC e 43 ºC para as localidades, com alguns pontos da cidade do Rio de Janeiro chegando a até 45 ºC e 48 ºC. Cidades como Belo Horizonte podem chegar próximo de recordes de temperatura, sendo que algumas regiões de Minas já batem 40 ºC há vários dias.
🔴 ATENÇÃO - ALERTA | Vento vai intensificar muito o calor neste sábado em áreas de São Paulo e do Rio de Janeiro, elevando a temperatura a valores anormais e perigosos à saúde. Modelos indicam temperaturas extraordinárias no Rio.
— MetSul Meteorologia (@metsul) November 17, 2023
‼️ Leia alerta ▶️ https://t.co/IBsigCxI65 pic.twitter.com/2VQ59vKYzF
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- 9 TVs para ficar de olho na Black Friday
- Instagram expande Close Friends para posts no feed e Reels
- Madame Teia | 5 coisas que o trailer revela sobre a história do filme
- Cientistas recriam animal extinto em forma de robô
- Não, o Rio Nilo não ficou vermelho recentemente
- Madame Teia | Quem é o vilão do filme e o que ele nos diz sobre a história