Hubble detecta planeta do tamanho da Terra a 22 anos-luz de nós
Danielle Cassita
Hubble detecta planeta do tamanho da Terra a 22 anos-luz de nós

Mais um planeta parecido com a Terra foi encontrado. Chamado LTT 1445 Ac, o exoplaneta orbita uma estrela anã vermelha a apenas 22 anos-luz de nós, e foi confirmado como o mundo mais próximo do Sistema Solar . Além de ser rochoso, seu tamanho é semelhante ao da Terra.

LTT 1445 Ac tem 1,37 vez mais massa que a Terra, e é 1,07 vez maior que nosso planeta. Apesar de ser quente demais para abrigar a vida como conhecemos, ele é bem parecido com nosso planeta, o que permite considerá-lo como um análogo do nosso.

Este mundo foi identificado primeiro em 2022 pelo telescópio TESS, da NASA , que já identificou mais de cinco mil exoplanetas candidatos . Ele detecta novos mundos observando pequenas reduções no brilho das estrelas, causadas por objetos (como planetas) passando à frente delas.

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

Entretanto, o TESS não tem resolução suficiente para revelar o plano orbital do planeta em relação à estrela e, sem este dado, os cientistas podem estimar incorretamente o diâmetro do mundo em questão. É aqui que entra o telescópio Hubble.

As observações do telescópio mostraram que o planeta faz um trânsito completo pelo disco da estrela, o que indica que é levemente maior que a Terra. Portanto, LTT 1445 Ac parece ser um mundo rochoso, como o nosso, com gravidade na superfície parecida com a terrestre.

A estrela LTT 1445A, a qual ele orbita, faz parte de um sistema de três anãs vermelhas na direção da constelação Eridanus, o Rio Erídano. Parece que o LTT 1445 Ac não a orbita sozinho, mas sim acompanhado por outros dois exoplanetas maiores.

Emily Pass, coautora do estudo, destaca que as medidas são importantes por revelarem que este provavelmente é um planeta rochoso próximo do nosso. “Esperamos fazer observações de acompanhamento, que vão nos ajudar a entender melhor a diversidade de planetas ao redor de outras estrelas”, destacou.

O artigo que descreve as descobertas foi publicado no repositório arXiv , sem revisão de pares.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!