Spotify vai usar IA do Google para sugerir músicas para você
Guilherme Haas
Spotify vai usar IA do Google para sugerir músicas para você

O Google Cloud anunciou a expansão da parceria com o Spotify para aplicar tecnologias de IA e machine learning com o objetivo de melhorar a experiência dos consumidores na descoberta de conteúdo e na recomendação de playlists personalizadas.

Desde 2016, o Google Cloud é o principal provedor de nuvem do Spotify. A nova fase da parceria inclui ferramentas de IA para auxiliar a plataforma de streaming de áudio em seu crescimento em infraestrutura, dados e analytics.

Melhoras de IA no Spotify

De acordo com o comunicado divulgado pelo Google nesta sexta-feira (17), o Spotify vai explorar as novas soluções tecnológicas para melhorar aspectos críticos de plataforma, incluindo:

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

  • Descoberta de conteúdo;
  • Recomendações personalizadas;
  • Escuta segurança.

Essas funções serão aprimoradas com a exploração de grandes modelos de linguagem (LLMs) para entender o alcance dos conteúdos, os motivos e os padrões de escolha dos consumidores, além de identificar conteúdos potencialmente danosos.

“Por meio desta parceria estendida, as ferramentas de IA do Google Cloud estão ajudando o Spotify a elevar a experiência de escuta para seus clientes,” disse o CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, em nota. “O Spotify também reconhece o potencial que a IA pode ter em todo o seu negócio e, juntos, continuaremos a entregar tecnologias inovadoras que beneficiam seus negócios.”

Além das ferramentas de IA e os modelos de linguagem, o Spotify e o Google Cloud seguem uma colaboração entre suas áreas de engenharias que visa escalar e crescer os recursos centrais do Spotify e de sua plataforma de back-end.

“A colaboração e a co-inovação entre Spotify e Google Cloud nos incentiva a superar os limites do que ambas as plataformas podem fazer. A escala em que somos capazes de executar serviços de back-end e processar dados, além da economia de custos que conseguimos alcançar, são cruciais para o sucesso do nosso negócio”, comentou o Vice-Presidente de Tecnologia e Plataforma do Spotify, Tyson Singer.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!