A Microsoft anunciou que vai permitir a desinstalação do navegador Edge e da pesquisa na web baseada no Bing do Windows 11. Contudo, há um "pequeno" detalhe nessa novidade: ela só está disponível para pessoas residentes nos países do Espaço Econômico Europeu (EEE).
- Windows 11 vai perder 3 apps nativos em novas instalações
- Microsoft lança app do Windows para acesso remoto em iPhone, Mac e PC
Essa possibilidade será oferecida em uma atualização futura do sistema operacional com efeito apenas nessa região. As mudanças fazem parte dos ajustes que a Microsoft precisa fazer para atender a Lei dos Mercados Digitais da Comissão Europeia, que entrará em vigor em março de 2024.
Os consumidores também poderão remover aplicativos pré-instalados da Microsoft ou de parceiros, e apenas alguns apps não podem ser desinstalados — incluindo o Explorador de Arquivos e o Windows Phone Link.
-
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-
Opção para remover apps
Segundo o blog oficial da companhia, o Windows 11 vai identificar claramente quais aplicativos são componentes do sistema e terá a opção para desinstalar os seguintes aplicativos:
- Câmera;
- Cortana;
- Fotos;
- Microsoft Edge (apenas no EEE);
- Pesquisa na web com Bing (apenas no EEE).
A Microsoft reforça que apenas as pessoas na Europa poderão remover o Edge e o Bing. A empresa explica que a identificação dos aparelhos na região é feita pela configuração definida pelos consumidores.
“O Windows usa a região escolhida pelo cliente durante a configuração do aparelho para identificar se o PC está no EEE. Uma vez escolhida a configuração do dispositivo, a região usada para conformidade com a Lei dos Mercados Digitais só pode ser alterada com o reset do PC”, informa a companhia.
O Espaço Econômico Europeu é composto pelos países da União Europeia, além de Islândia, Liechtenstein e Noruega. São eles:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Bulgária
- Croácia
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Holanda
- Hungria
- Irlanda
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- República Checa
- República de Chipre
- Romênia
- Suécia
A empresa não indicou se a opção de desinstalar o Edge e a busca por Bing pode ser estendida para outras regiões no futuro.
A Microsoft anunciou ainda outro ajuste para o Windows 11 para garantir que o sistema operacional não redefina as configurações e lembre das configurações definidas pelos clientes. Além disso, o SO vai perguntar se os consumidores no EEE desejam sincronizar o Windows com uma conta da Microsoft.
Lei dos Mercados Digitais
A Lei dos Mercados Digitais proposta pela Comissão Europeia tem como objetivo assegurar um maior grau de competitividade no mercado e impedir o abuso de poder por parte de grandes empresas, em especial as Big Techs.
A lista de obrigações exige uma série de conformidades a respeito de portabilidade, acessibilidade, proteção de dados, além de oferecer aos consumidores a opção de escolher outros apps, navegadores ou assistentes virtuais e remover aplicativos pré-instalados nos aparelhos.
Além da Microsoft, outras gigantes do setor de tecnologia fazem alterações em seus produtos e serviços para atender a Lei. Facebook e Instagram lançaram uma versão paga sem anúncios , enquanto a Apple poderá ser obrigada a permitir a instalação de apps não listados na App Store .
As empresas têm até março de 2024 para cumprir todas as exigências.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Animal de 450 milhões de anos é "ressuscitado" em forma de robô
- Madame Teia | 5 coisas que o trailer revela sobre a história do filme
- Instagram expande Close Friends para posts no feed e Reels
- Qual é a melhor Alexa para comprar na Black Friday?
- Não, o Rio Nilo não ficou vermelho recentemente
- TVs antigas da Samsung recebem apps de jogos Xbox e GeForce Now