Uma semana após o anúncio sobre o fim do suporte a apps do Android no sistema operacional HarmonyOS Next , a chinesa Huawei esclareceu que os aparelhos no mercado internacional continuarão tendo esse suporte e vão seguir com a EMUI, versão “ocidental” do sistema da fabricante com base no Android Open Source Project (AOSP).
- Xiaomi deveria remover base Android do HyperOS, diz funcionário da Huawei
- Celulares Huawei sinalizam app do Google como vírus por engano
O anúncio da Huawei tranquiliza os consumidores fora da China que têm ou planejam ter um aparelho da fabricante e se preocuparam com a declaração de que o próximo sistema operacional — a ser lançado no começo de 2024 — não permitiria instalar aplicativos Android .
EMUI no mercado global
A companhia informou que o HarmonyOS Next, o seu SO “puro”, não será distribuído para aparelhos fora da China. Em vez disso, os celulares e tablets no mercado global vão continuar rodando com a interface tradicional da marca, baseada no sistema do Google .
-
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
Nessa versão, os serviços Google não estão disponíveis, devido ao bloqueio imposto pelo governo dos Estados Unidos , mas há suporte para aplicativos Android, bem como para os serviços Huawei (HMS). Além disso, o sistema permite o acesso de apps através de arquivos APK.
Apesar da ausência dos serviços da Gigante da Web (e consequentemente da Play Store), a Huawei conta com uma comunidade de desenvolvedores de aplicativos focados em garantir o funcionamento de apps Android de lojas de terceiros em seus aparelhos.
HarmonyOS Next só na China
Enquanto a Huawei garante a EMUI no mercado global, a Huawei deve lançar o HarmonyOS Next na China no primeiro trimestre de 2024, com atualização para todos os modelos de aparelhos da fabricante. O SO abre mão do suporte a apps Android e terá sua própria biblioteca: em vez de APKs, terá arquivos HAP.
Esse anúncio aumentou a procura local por desenvolvedores de aplicativos com domínio do sistema HarmonyOS, já que diversas empresas e fornecedoras de serviço na China estão se vendo obrigadas a preparar versões de seus apps para o novo sistema.
Mesmo dentro do mercado chinês, a transição para o HarmonyOS Next deverá ser gradual já que muitas pessoas ainda utilizam apps Android.
Por sua vez, a Huawei não divulgou como será o lançamento do novo sistema operacional e se oferecerá alternativas com suporte à biblioteca Android para os consumidores chineses por algum tempo.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- 🚨 Galaxy S23 | Preço dos celulares da Samsung DESPENCA em ritmo de Black Friday
- Ayrton Senna tinha uma coleção de carros incríveis
- Funcionários da OpenAI ameaçam sair da empresa se diretores não renunciarem
- Instagram prepara stories que ficam disponíveis por uma semana
- Madame Teia | Quem é o vilão do filme e o que ele nos diz sobre a história
- iPhone 13 ou iPhone 14 | Qual comprar na Black Friday 2023?