Sam Altman é anunciado como CEO da OpenAI 5 dias após ser demitido
Douglas Ciriaco
Sam Altman é anunciado como CEO da OpenAI 5 dias após ser demitido

A OpenAI confirmou que Sam Altman voltará a ser o CEO da empresa cinco dias depois de anunciar a demissão do seu cofundador. A reviravolta, digna da relação entre clubes de futebol brasileiros e seus treinadores, já vinha sendo tratada como rumor desde o fim de semana e foi anunciada nesta quarta-feira (22) pela dona do ChatGPT no X (antigo Twitter).

“Chegamos a um acordo de princípio para Sam Altman retornar à OpenAI como CEO, com um novo conselho inicial composto por Bret Taylor (presidente), Larry Summers e Adam D’Angelo”, diz a publicação. “Estamos colaborando para resolver os detalhes. Muito obrigado pela sua paciência”, finaliza a nota.

Apesar de ter se mantido em silêncio depois de sua demissão na última sexta-feira (17), desta vez Altman usou a mesma rede social para dizer que seus últimos dias foram dedicados a manter unidos “a equipe e a missão [da OpenAI]”.

“Eu amo a OpenAI, e tudo o que eu fiz ao longo dos últimos dias foi na intenção de manter unidos este time e esta missão”, escreveu. “Quando decidi me juntar à Microsoft no domingo, estava claro de que era o melhor caminho para mim e para a minha equipe. Com a nova diretoria e com o apoio de Satya [Nadella, CEO da Microsoft], estou ansioso para voltar à OpenAI e desenvolver a nossa forte parceria com a Microsoft”, finalizou o agora novo CEO da criadora do ChatGPT.

E a Microsoft?

Como citou Altman em sua nota, ele havia aceitado um convite da Microsoft para liderar uma equipe de desenvolvimento de IA dentro da companhia liderada por Nadella. Depois disso, uma espécie de motim de trabalhadores da OpenAI ameaçou uma debandada para se juntar a seu antigo chefe caso o atual conselho diretor não renunciasse.

Pois bem, também como antecipou Altman em sua publicação no X, a liderança da Microsoft está de acordo com o movimento.

Pelo Twitter, Nadella endossou a movimentação. “Estamos animados com as mudanças no conselho da OpenAI. Acreditamos que este é um primeiro passo essencial rumo a uma governança mais estável, bem informada e efetiva”, começa o CEO da Microsoft.

“Sam [Altman], Greg [Brockman, ex-presidente do conselho que também saiu junto com Altman no dia 17] e eu conversamos e concordamos que eles têm um papel chave a desempenhar junto à liderança da OpenAI ao garantir que a empresa siga a prosperar e a desenvolver a sua missão”, prossegue Nadella.

“Estamos ansiosos para desenvolver a nossa forte parceria e entregar o valor desta próxima geração de IA a nossos clientes e parceiros”, finaliza o executivo.

A postura de Nadella faz algum sentido, já que sua companhia é uma das principais investidoras da OpenAI, com valores superando a casa de US$ 1 bilhão. Além disso, a companhia é a que talvez mais absorveu a tecnologia da dona do ChatGPT em seu ecossistema de produtos, ou seja, se a coisa for mal por parte da fornecedora, pode respingar também nos produtos da Microsoft.

Elon Musk provoca

Como não poderia deixar de ser, Elon Musk usou a sua própria rede social para cutucar a movimentação.

“Vocês literalmente fizeram tudo isso por nada”, escreveu o bilionário em resposta à publicação da OpenAI que anuncia o retorno de Altman. “Bela jogada de marketing”, finalizou.

Vale lembrar que Musk é, junto de Altman, um dos fundadores da empresa e que a relação entre eles não tem sido exatamente amistosa desde 2018, quando ele deixou a OpenAI por desavenças sobre o futuro da iniciativa.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!