Vídeo mostra golfinhos desarmando armadilhas e roubando iscas
Fidel Forato
Vídeo mostra golfinhos desarmando armadilhas e roubando iscas

Sem dúvidas, os golfinhos estão entre os animais mais inteligentes do planeta, juntamente com as orcas . Na costa da Austrália, mais especificamente no entorno da cidade de Bunbury, esses mamíferos dão, mais uma vez, uma prova da sua elevada capacidade cognitiva, enquanto desarmam armadilhas feitas para a pesca de caranguejos e roubam as iscas — “suculentos” peixes mortos. Toda a ação coordenada da “quadrilha” foi filmada com câmeras subaquáticas.

Nas imagens, é possível observar os golfinhos-nariz-de-garrafa ( Tursiops truncatus ) literalmente roubando as iscas, projetadas para a captura de caranguejos. Antes da descoberta, os pescadores locais chegaram a ficar intrigados com o misterioso sumiço dos peixes.

A seguir, veja os golfinhos em ação, no vídeo produzido por biólogos e pesquisadores do Dolphin Discovery Center em Bunbury:

-
Siga no Instagram : acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

Golfinhos roubando iscas

É preciso dizer que os cientistas vivem flagrando os golfinhos em atividades estranhas Por exemplo, estes mamíferos já foram vistos usando corais para fazer um tipo de skin care . Também se sabe que são excelentes caçadores, capazes de atacar até atacar cobras-marinhas venenosas . Só que esta é a primeira vez que são flagrados desarmando armadilhas complexas.

Para a pesca de caranguejos, os pescadores costumam usar uma espécie de gaiola, feita com rede de pesca — um material resistente e perigoso para os animais marinhos —, onde uma isca (peixe) é fixada em sua base. Quando o crustáceo pensa que ganhou um "lanchinho" fácil, ele descobre que, na verdade, acabou capturado.

Embora os golfinhos sejam inteligentes, há o risco deles ficarem presos no emaranhado de redes ou ainda se ferirem. Inclusive, foi este potencial risco que despertou o interesse do conservacionista Rodney Peterson em iniciar o projeto de pesquisa.

Após dois anos de visitas de campo e inúmeras horas de gravações subaquáticas, os pesquisadores descobriram, no final, que os golfinhos são exímios “ladrões” de iscas. Afinal, eles sabem manusear muito bem os longos focinhos, mandíbulas e dentes para puxar a isca das armadilhas. Quando necessário, também conseguem abrir caixas que escondem os peixes mortos.

Confira mais imagens desses golfinhos especialistas em furtos:

Entendendo o comportamento animal

Depois dessa história, é natural pensar que os golfinhos estão roubando as iscas para matar a fome. Só que isso não é necessariamente verdade, segundo os pesquisadores. Para Alex Grossman, um dos integrantes do projeto, o comportamento está mais conectado com “diversão” e “conveniência”. Tanto é que os peixes roubados das armadilhas não são os mais nutritivos que eles poderiam obter na Baía de Koombana.

É curioso também pensar que, pelas imagens, é possível observar que dois espécimes parecem coordenar a maioria dos ataques: uma mãe e seu filhote, conhecidos como Calypso e Reggae. Isso só reforça a complexidade do comportamento.

Para impedir que os golfinhos se tornem inimigos dos pescadores locais, os cientistas estão testando novos métodos para tornar as armadilhas mais resistentes, o que envolve o uso de materiais mais resistentes. Enquanto os mamíferos não bolam uma nova solução, a estratégia tem funcionado.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!