Motorola aprimora Mototalk com novas funções baseadas em IA
Renan da Silva Dores
Motorola aprimora Mototalk com novas funções baseadas em IA

Durante o Lenovo Tech World Brasil 2023, evento em que a gigante divulga um panorama de tecnologias que estão em desenvolvimento, a Motorola anunciou uma atualização importante para o Mototalk, software corporativo da marca, com a adição de recursos de IA. O update busca agilizar a vida dos empreendedores usando algoritmos avançados para reconhecer padrões de produtos e preços, estabelecer rotas comerciais otimizadas e mais.

Além dos dispositivos e soluções tradicionais, a Motorola oferece recursos dedicados a empresas, caso do Mototalk . A plataforma fornece recursos para facilitar o gerenciamento da agenda de grandes equipes, bem como de múltiplos dispositivos simultaneamente, e até possui uma função de comunicação de áudio instantânea Push-to-Talk (PTT), ao estilo de walkie-talkies ou dos antigos celulares da Nextel.

A gigante anunciou que, com uma atualização liberada nessa quarta-feira (22), o Mototalk foi turbinado com recursos de Inteligência Artificial, ganhando funções adicionais já listadas no site oficial. Agora, mercados, lojas e outros tipos de comércio podem usar reconhecimento de imagem e de preço para organizar melhor os produtos nas prateleiras, além de ajustar de forma mais adequada os valores praticados em diferentes pontos de venda.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
-

O Mototalk com IA também será capaz de planejar rotas comerciais em poucos minutos, visando otimizar não apenas o tempo e a distância dos trajetos, como ainda levando em conta oportunidades de venda, entre outras novidades. Preços para o plano expandido da plataforma não foram anunciados — empresários interessados precisam entrar em contato com a Motorola para fazer um orçamento.

Motorola demonstra futuro com Moto AI

Apesar do foco corporativo, a apresentação da Motorola no Lenovo Tech World Brasil trouxe ainda um olhar expandido sobre algumas funções de IA que os futuros celulares da marca trarão a todos os consumidores, na forma da suíte Moto AI. As novidades já tinham sido reveladas na versão global do evento , realizada no final de outubro, mas foram melhor detalhadas na edição brasileira. Ainda em fase de prototipagem, os recursos estão sendo desenvolvidos para rodar localmente, sem ser necessário ter acesso à internet.

O primeiro deles, que segue a tendência de outras fabricantes, é o assistente pessoal aos moldes de soluções como o ChatGPT e o Google Bard. O Moto AI, como é chamado, é baseado no Grande Modelo de Linguagem (LLM) Llama 2 da Meta (antigo Facebook ) e executa tarefas já vistas nos concorrentes, como responder a perguntas, gerar textos, realizar pesquisas mais aprofundadas e gerenciar aspectos do smartphone.

A suíte de IA da Motorola também deverá oferecer escaneamento aprimorado de documentos, que melhora a qualidade de imagem, com a remoção de sombras e amassados do papel sendo alguns exemplos dados. Fora isso, está em desenvolvimento um recurso que resume textos longos — a marca assegura não se tratar de recortes do texto original, mas sim um resumo bem elaborado.

Por fim, e possivelmente um dos recursos mais interessantes, a Moto AI estaria sendo otimizada para oferecer maior segurança e trabalhar com a privacidade de dados sensíveis. A situação exemplificada é a de capturas de tela de redes sociais: a IA da gigante seria capaz de identificar o que pode ou não ser compartilhado, borrando automaticamente informações como o nome de usuário e a foto de perfil.

Sendo protótipos, a Motorola não divulgou um prazo para vermos essas tecnologias chegarem aos consumidores, mas é possível especular que ao menos algumas delas podem já estrear em 2024, especialmente considerando o grande foco da Qualcomm em IA generativa no lançamento do Snapdragon 8 Gen 3 , e a forte possibilidade de vermos um Motorola Edge premium estrear com esse processador no próximo ano.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!