Surto de pneumonia misteriosa ocorre na China
Fidel Forato
Surto de pneumonia misteriosa ocorre na China

A região norte da China, incluindo a capital Pequim, está enfrentando um novo surto de pneumonia , de origem misteriosa, segundo relatório divulgado na plataforma internacional ProMED . A doença de causa desconhecida afeta prioritariamente crianças em idade escolar, mas já foi observada em adultos.

Entre as crianças que adoeceram, é comum ocorrer febre e, em alguns casos, há a formação de nódulos pulmonares. No entanto, os pacientes não apresentam tosse e nem outros sintomas respiratórios frequentes. Por causa do surto, algumas escolas chegaram a ter as aulas suspensas.

OMS busca entender cenário

Neste cenário de bastante incerteza, a Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu detalhes sobre o que está ocorrendo na China e se esses casos de pneumonia estão realmente conectados a uma nova doença desconhecida.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Na quarta-feira (22), a OMS enviou um pedido oficial à China para “obter informações detalhadas sobre o aumento de doenças respiratórias e relatos de surtos de pneumonia em crianças”. Até o momento, a organização aguarda uma resposta.

Antecedentes na China

Por enquanto, sabe-se oficialmente apenas que, no dia 13 de novembro, a Comissão Nacional de Saúde da China reportou um aumento na incidência de doenças respiratórias no país. No entanto, estes casos estavam relacionados com o relaxamento das medidas de proteção contra a covid-19.

Além disso, os casos tinham relação com a circulação de patógenos já conhecidos, como a gripe ( influenza ), o vírus sincicial respiratório (VSR) , o coronavírus SARS-CoV-2 e a bactéria Mycoplasma pneumoniae — uma infecção que afeta especialmente crianças pequenas.

A ideia da OMS é entender se os surtos de pneumonia no norte estão relacionados com essas infecções ou não. Por isso, a organização também solicita informações epidemiológicas e clínicas adicionais, incluindo os resultados laboratoriais dos exames feitos nessas crianças.

Pandemia de covid-19

Vale lembrar que, no final de 2019, a covid-19 foi inicialmente classificada como uma infecção desconhecida que se alastrava por Wuhan , o primeiro epicentro da pandemia. Na época, a plataforma ProMED foi uma das primeiras a alertar para o problema.

O que é a pneumonia misteriosa?

“Atualmente, há muito pouca informação para fazer um diagnóstico definitivo sobre o que está causando esta epidemia na China", afirma Paul Hunter, professor de medicina da University of East Anglia, no Reino Unido, em nota para Science Media Centre (SMC) .

“A doença nas crianças se apresenta como uma febre sem tosse ou outros sintomas, mas em alguns casos é observado nódulos pulmonares na radiografia de tórax”, explica Hunter. "Embora não possamos fazer um diagnóstico definitivo nesta fase, a presença de nódulos pulmonares tende a sugerir uma causa bacteriana e não viral", acrescenta.

Por enquanto, não há outra possibilidade a não ser aguardar as respostas solicitadas pela OMS para as autoridades chinesas. Dessa forma, as dúvidas sobre a existência de um novo patógeno poderão ser sanadas.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!