Apple não deve trazer Touch ID de volta em futuros iPhones
Renan da Silva Dores
Apple não deve trazer Touch ID de volta em futuros iPhones

Um novo rumor indica que a Apple deve abandonar de vez a tecnologia de Touch ID para iPhones, diante da suposta desativação dos equipamentos responsáveis pela produção dos componentes que integram a tecnologia. A gigante estaria agora focada em desenvolver o Face ID sob a tela , com estreia esperada para 2026, no iPhone 18. As informações chamam atenção por contrariar outros rumores que sugeriam que a Maçã pretendia lançar uma variante sob o display de seu leitor de digitais no mesmo período.

Os detalhes chegam através do informante Mobile Chip Expert (tradução do chinês via máquina), focado em vazamentos da Apple, e conhecido por ter sido um dos primeiros a indicar que o iPhone 14 básico manteria o processador A15 Bionic usado no iPhone 13 . O leaker cita diretamente os rumores que sugerem que a gigante de Cupertino estaria trabalhando em um Touch ID sob a tela, explicando que esse tipo de tecnologia requer "um processo especial" de fabricação.

Com isso em mente, Mobile Chip Expert aponta que os equipamentos responsáveis por produzir os componentes dos leitores de digitais da Maçã para iPhone foram desativados e, assim sendo, a companhia não usaria a tecnologia em futuros smartphones, em especial o iPhone 16 citado nos rumores. Nada impede que a empresa volte atrás eventualmente e passe a apostar na funcionalidade, mas ao que parece, não devemos ver a volta do Touch ID, pelo menos em curto prazo.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
-

O rumor acaba complementando os vazamentos relacionados ao iPhone SE 4 , que abandonaria o botão físico e o visual inspirado no iPhone 8 para ser modernizado com construção baseada no iPhone 14, processo que levaria ao abandono do Touch ID em favor do Face ID. Com toda sua linha de celulares empregando a tecnologia de reconhecimento facial 3D, a Apple não teria motivos para manter as linhas de produção dos leitores de digitais ativas.

Também são reforçadas as especulações sobre o desenvolvimento de uma versão do Face ID com sensores de profundidade posicionados sob a tela, cuja estreia deve ocorrer entre 2025 e 2026 — justamente o ano em que o Touch ID faria seu suposto retorno. Abandoná-lo de vez permitiria à Apple concentrar os esforços na biometria facial sob a tela, não apenas agilizando o prazo de lançamento, como também assegurando mais qualidade, ponto que deve ser um desafio considerando os obstáculos impostos pelo posicionamento sob o display.

De toda forma, vai ser preciso aguardar por vazamentos mais contundentes, ou mesmo o lançamento oficial dos aparelhos, para entendermos melhor qual será a estratégia da Maçã daqui em diante. Até lá, encare as informações com certo nível de ceticismo.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!