O maior iceberg do mundo está se movendo pelo mar pela primeira vez em mais de 30 anos. Chamada A23a, a enorme massa de gelo tem 4.000 km², um pouco menor do que o Distrito Federal, e 400 metros de largura. O enorme iceberg surgiu em agosto de 1986, quando se desprendeu de uma plataforma de gelo da Antártida e ancorou-se nas profundezas do mar, virando uma espécie de ilha gelada no Mar de Weddell. O primeiro movimento desde o seu surgimento ocorreu em 2020.
Com a ajuda de imagens de satélite, foram notadas movimentações significativas por parte do A23a, segundo a Pesquisa Antártica Britânica. A expectativa, como é com a maioria dos icebergs da região, é que o maior deles fique à deriva ao longo da Corrente Circumpolar Antártica, acabando, eventualmente, no sul do Oceano Atlântico. Como todos os icebergs, não importando o tamanho, o A23a irá derreter e desaparecer no mar.
📣 Double-whammy iceberg news this morning:
1️⃣ The largest iceberg, A23a, is on the move!
Here's its journey out of the Weddell Sea after being grounded on the sea floor after calving in August 1986.
Copernicus Sentinel-1 imagery, Google Earth Engine 👇 pic.twitter.com/KseKTD1Wrg-
— British Antarctic Survey 🐧 (@BAS_News) November 24, 2023
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-
Não se sabe o que causou a repentina viagem da grande massa de gelo, com alguns especialistas se perguntando se alguma mudança na temperatura das águas próximas às plataformas antárticas poderia ter provocado a movimentação do A23a. Com a falta de evidências, no entanto, o consenso entre os cientistas é de que “a hora havia chegado”.
Pódio dos icebergs
O massivo A23a perdeu, brevemente, o título de maior iceberg do mundo há dois anos. Em maio de 2021, uma enorme massa de gelo se desprendeu da Plataforma Ronne, também no Mar de Weddell, ganhando o nome de A76. Ela tinha 4.320 km², mas acabou se fragmentando em três partes diferentes, todas perdendo em tamanho para o A23a.
Já o maior iceberg de todos os tempos (ao menos que a humanidade detectou) era muito maior do que todos esses. Ele foi catalogado em 1956 e o tamanho exato não era conhecido, já que isso foi antes do advento dos satélites, mas estima-se que sua área fosse de 31.000 km², maior do que o estado de Alagoas, com 335 km de comprimento e 97 km de largura.
A palavra iceberg, em si, vem do holandês “ijsberg”, que significa, literalmente, “montanha de gelo”. Os que se formam na Antártida costumam ter o topo plano, enquanto os do Ártico, que se desprendem da Groenlândia, são pequenos e costumam ter uma silhueta irregular. Cerca de 90% da massa de todos os icebergs fica submersa, o que gerou a expressão “apenas a ponta do iceberg”, se referindo a situações onde o que percebemos é somente o início de um grande problema.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Buraco na camada de ozônio não está se regenerando
- Galaxy S24 Ultra tem visual vazado em supostas fotos reais
- 😍 SÓ AS TOPs | Melhores ofertas da Black Friday para você economizar muito
- Ayrton Senna tinha uma coleção de carros incríveis
- Quais celulares Motorola vão atualizar para o Android 14?
- Black Friday 2023 | Kabum terá descontos de até 80% e ações online