Destaques da NASA: nebulosa, ISS, galáxia e   nas fotos astronômicas da semana
Danielle Cassita
Destaques da NASA: nebulosa, ISS, galáxia e nas fotos astronômicas da semana

Chegou a hora de conferir as fotos mais recentes destacadas pela NASA no site Astronomy Picture of the Day . Por aqui, apareceram imagens capturadas pela missão Artemis I durante a viagem à Lua, a Estação Espacial Internacional em frente ao disco solar, nebulosas coloridas e muito mais.

Veja abaixo:

Sábado (18/11) — Artemis I

A NASA lançou a missão Artemis I em 16 de novembro do ano passado. Naquele dia, o poderoso foguete Space Launch System deixou a plataforma 39B do Centro Espacial Kennedy, levando a cápsula Orion ao espaço.

-
Siga no Instagram : acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

Mais de uma hora após o lançamento, uma das câmeras externas da Orion tirou esta foto da Terra. Na imagem, é possível ver o motor Sistema de Manobras Orbitais, seus motores auxiliares e parte do Módulo Europeu de Serviço.

Domingo (19/11) — ISS e o Sol

A Estação Espacial Internacional (ISS) orbita a Terra a 28 mil km/h, suficiente para completar uma volta a cada 90 minutos. Tirar fotos da ISS não é fácil, mas mesmo assim, um fotógrafo conseguiu registrá-la em frente ao Sol, criando a imagem abaixo.

A foto é uma composição, que mostra também as proeminências solares e a textura da cromosfera solar. Se você observar bem, vai perceber que, quando a foto foi feita, havia uma nave Crew Dragon acoplada ao laboratório orbital.

Segunda-feira (20/11) — Nebulosa da Cabeça de Cavalo

A cerca de 1.500 anos-luz de nós, em meio ao complexo de nebulosas de Órion, está uma das nebulosas mais famosas. Ela é conhecida como Nebulosa da Cabeça de Cavalo devido ao seu formato, esculpido pela radiação das estrelas.

Esta nebulosa escura se estende por cerca de cinco anos-luz, e é visível porque está em frente à nebulosa IC 434 e seu brilho avermelhado.

Terça-feira (21/11) — Remanescente de supernova

Uma estrela massiva encerrou seu ciclo em uma explosão violenta, cuja luz chegou à Terra há cerca de cinco mil anos. A explosão formou o que chamamos de Laço do Cisne, o remanescente da supernova formado pelos restos da estrela.

Uma das regiões mais famosas deste remanescente são os Filamentos Triangulares de Fleming, visíveis na foto acima. Eles foram descobertos pela astrônoma Williamina Paton Stevens Fleming.

Quarta-feira (22/11) — Galáxia oculta

Esta é a galáxia IC 342. Ela é do tipo espiral e fica a apenas 10 milhões de anos-luz da Terra, mas é difícil observá-la porque a poeira e as estrelas da Via Láctea bloqueiam nossa visão. Por isso, ela é conhecida pelo apelido Galáxia Oculta.

Na foto acima, a IC 342 aparece avermelhada e escura, já que sua luz foi dispersa em partículas de poeira. Em seus braços, há regiões brilhantes com estrelas em formação.

Quinta-feira (23/11) — Berçário estelar

A imagem abaixo traz parte da nuvem molecular Touro, uma nuvem com centenas de estrelas jovens. Ela fica a 140 anos-luz da Terra, sendo uma das regiões de formação estelar mais próximas do nosso planeta.

No canto superior esquerdo da foto, está a região Sh2-239, repleta de sinais de estrelas jovens. A imagem mostra também uma estrela T Tauri visível perto de NGC 1555, conhecida como Nebulosa Variável de Hind.

Sexta-feira (24/11) — Júpiter

Estas fotos de Júpiter foram feitas em novembro, cerca de duas semanas após o planeta chegar à oposição. O fotógrafo as tirou em intervalos de 15 minutos, mostrando as características na atmosfera do planeta.

O destaque fica por conta da Grande Mancha Vermelha, a maior tempestade do Sistema Solar. Ela aparece na direção sul como uma forma oval e avermelhada.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!