O Chevrolet Bolt EUV é uma derivação direta do Bolt EV , o hatch elétrico da General Motors que é um dos pioneiros no mercado de veículos zero emissão. Entretanto, mesmo sendo praticamente o mesmo veículo, há diferenças importantes que tornam o produto até superior ao modelo original.
- 5 fatos surpreendentes sobre o Chevrolet Bolt EUV
- Review Chevrolet Bolt EUV | Veterano elétrico segue atual e competitivo
Com isso em mente, o Canaltech listou os principais pontos positivos e negativos do Chevrolet Bolt EUV para te ajudar na decisão de compra desse ótimo carro elétrico.
Pontos positivos
Veja a seguir as principais virtudes do Chevrolet Bolt EUV.
-
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
5. Autonomia
Apesar de ser mais pesado do que o Bolt EV , o Chevrolet Bolt EUV perdeu muito pouca autonomia na comparação com o hatch. O SUV compacto pode percorrer 456km com uma única carga em sua bateria de 66 kWh, podendo até ser mais se você souber como utilizar o bom sistema de regeneração de bateria do hatch.
4. Desempenho
O comparativo da autonomia também vale para o desempenho. O motor de 203cv e 36,7 kgf/m é o mesmo entre os dois carros, mas no Bolt EUV a performance é levemente inferior, com um 0 a 100 km/h sendo feito em 7,7s (e não 7,3s). Na prática, o Bolt EUV é muito bom de acelerar, com partidas vigorosas e retomadas sempre seguras e suficientes na estrada, tudo com muito silêncio.
3. Acabamento
Da mesma forma como acontece no Bolt EV, o Chevrolet Bolt EUV mantém o excelente acabamento da versão hatch, com uso de materiais nobres e arremates de ótima qualidade no interior, passando, de fato, a ideia de ser um carro premium no mercado nacional.
Vale destacar, também, que todo o aparato high tech do Bolt, como a multimídia e o cluster digital, casam bem com o design sóbrio da cabine, principalmente com a escolha de tons de azul no interior.
2. Pacote tecnológico
O Chevrolet Bolt EUV já é um projeto antigo se considerarmos que o mercado de carros elétricos evoluiu bastante, mas seu pacote tecnológico segue ótimo e muito completo.
O SUV compacto vem com sistema ADAS completo, como o alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo , alerta de ponto cego e tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência em faixa e farol alto automático. Além disso, o modelo elétrico é um dos poucos conectados do mercado, com 4G nativo e uma ótima central multimídia que lhe garante a instalação de aplicativos de forma nativa.
Ainda no campo da conectividade, vale lembrar que o Bolt EUV está homologado e atende o OnStar , serviço de concierge da Chevrolet aqui no Brasil. O SUV também pode ser monitorado por meio do aplicativo My Chevrolet.
Há, também, itens mais triviais, mas que tornam a experiência com o carro mais confortável, como o sensor de chuva, sensor crepuscular, câmera 360º para manobras, sistema de estacionamento semiautônomo, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis full LED e freio de estacionamento eletrônico.
1. Espaço Interno
Algo que certamente torna o Chevrolet Bolt EUV diferente e melhor do que o Bolt EV é o seu espaço interno. Mesmo feitos sobre a mesma plataforma, o SUV é 14cm maior do que o Bolt EV (4,30m contra 4,16m), 1cm mais largo (1,77m contra 1,76m) e tem 7cm a mais de distância entre-eixos (2,67cm contra 2,60m).
Graças a essas novas medidas, ele se torna muito mais confortável no habitáculo traseiro, proporcionando a permanência de três adultos sem dificuldades.
Pontos Negativos
Confira alguns pontos que não gostamos muito e que poderiam melhorar no Chevrolet Bolt EUV.
3. Suspensão
Se no Bolt EV apontamos que a suspensão era bem dura , no caso do Chevrolet Bolt EUV ela está molenga demais. Isso incomoda menos em certas situações, como lombadas, mas em ruas esburacadas os impactos são mais transmitidos. Vale lembrar que o conjunto tem suspensão independente do tipo McPherson na dianteira e somente eixo de torção na traseira.
2. Preço
Oferecido pela GM por R$ 279.990, o Chevrolet Bolt EUV já se aproxima de modelos do mercado premium e muito mais modernos. Nem mesmo a invasão de produtos chineses fez com que a General Motors abaixasse o preço do seu SUV compacto elétrico.
Essa estratégia pode ser explicada pelo lote fixo oferecido ao Brasil e a promessa de que o carro já vai sair de linha no final de 2023.
1. Porta-malas
Algo que segue crítico no Chevrolet Bolt EUV é o porta-malas. Nem mesmo o aumento de suas medidas ajudou o bagageiro a ter mais espaço — pelo contrário. Agora são 462 litros, ante os 478 vistos no Bolt EV. Na prática, é como se não houvesse esse tamanho todo da ficha técnica. Carros menores, como o BYD Dolphin , possui um porta-malas que, em tese, é menor, mas que cabem mais coisas.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Modelo criada por IA ganha até R$ 50 mil por mês na Espanha
- Toyota pagará multa milionária por tentar "enganar clientes"
- Ayrton Senna tinha uma coleção de carros incríveis
- Motorola confirma quais celulares vão receber o Android 14
- 🔥 Galaxy Watch 4 está com ótimo preço no KaBuM! nesta Black Friday
- 5 motivos para não comprar o BYD Dolphin