Peugeot e-2008 GT x Chevrolet Bolt EUV: Qual o melhor SUV elétrico?
Felipe Ribeiro
Peugeot e-2008 GT x Chevrolet Bolt EUV: Qual o melhor SUV elétrico?

O mercado de carros elétricos está aquecido no Brasil e a prova disso está justamente no número de opções que temos disponíveis no momento. Antes restritos às marcas premium, esses automóveis agora chegam pelas mãos de empresas mais convencionais, de volume, como a Chevrolet e a Peugeot.

No caso da montadora da General Motors, temos um veterano de guerra — na verdade, uma variação dele. O Chevrolet Bolt EUV é a versão SUV do Bolt EV, um dos primeiros carros elétricos que o mundo conheceu. Projeto muito bem pensado e que, até hoje, tem méritos inegáveis e consegue competir com opções mais modernas.

Já o Peugeot e-2008 GT é uma das armas que a Stellantis tem para a popularização dos carros elétricos não apenas no Brasil, mas também na Europa, onde suas vendas vão muito bem.

-
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-

Com perfis parecidos, os dois SUVs duelam pelo mesmo tipo de cliente; aquele que quer um carro elétrico não tão caro e que entregue todos os benefícios que se espera de um modelo mais avançado, com muitos equipamentos, segurança e conforto.

O Canaltech avaliou os dois SUVs elétricos e vai te contar qual é o melhor entre eles. Para descobrir, consideraremos os seguintes requisitos neste comparativo:

  • Design
  • Acabamento
  • Conforto
  • Dirigibilidade
  • Autonomia
  • Desempenho
  • Conectividade e Tecnologia
  • Segurança
  • Custo-Benefício

Já a pontuação será do seguinte modo:

  • Vitória: 3 Pontos
  • 2º lugar com pouca desvantagem: 2 pontos
  • 2º lugar absoluto: 1 ponto

9. Design

Muito embora o Bolt EUV já tenha nascido após a reestilização da linha, que tornou o carro bem atraente, o Peugeot e-2008 GT o supera graças a identidade visual da atual geração do SUV, que segue o que vimos no Peugeot 208. O conjunto óptico traz a assinatura dos dentes de sabre, bem como a grade 3D e a silhueta mais musculosa.

Na lateral, os vincos dão uma impressão de tamanho maior do que o SUV realmente tem, enquanto a traseira une as lanternas com a característica peça em preto brilhante, que funciona muito bem.

  1. Peugeot e-2008 GT: 3 pontos
  2. Chevrolet Bolt EUV: 2 pontos

8. Acabamento

Tanto o Peugeot quanto o Chevrolet poderiam ser colocados com status de carro premium se julgarmos seu acabamento. No caso do Peugeot, toda a aparência que conhecemos do e-208 foi mantida, com materiais nobres revestindo painel e bancos, sobretudo o alcântara, uma espécie de camurça italiana muito usada nos carros hoje em dia.

Já o Bolt apela para um estilo mais sóbrio e moderno, com linhas mais retas e muito material macio em portas, console, painel frontal e bancos, casando muito bem com os apetrechos tecnológicos presentes na cabine.

O empate, por aqui, retrata bem a qualidade do acabamento dos dois carros.

  • Empate: 3 pontos cada

7. Conforto

A análise do conforto pode partir do princípio das medidas e, claro, da prática com os dois veículos. O Bolt é 6 milímetros maior (4.306mm contra 4.300mm) e tem 7cm a mais de entre-eixos (2,67m contra 2,60m), mas, na prática, o espaço interno de ambos os SUVs é bem parecido. Mesmo com os 1,85m do repórter, a convivência no habitáculo traseiro foi tranquila, sem apertos.

Aí, vamos para o que pode desempatar esse duelo: acerto de suspensão. O Bolt é um pouco mais molenga do que o e-2008, e isso acaba trazendo mais os impactos do solo para a cabine, algo bem comum em carros americanos. O modelo francês, por sua vez, não é duro, mas é um pouco mais firme do que o concorrente e isso propcia um rodar mais agradável e confortável. Por isso, por bem pouco, vitória do Peugeot.

  1. Peugeot e-2008 GT: 3 pontos
  2. Chevrolet Bolt EUV: 2 pontos

6. Dirigibilidade

Aqui a suspensão também é fundamental, mas a calibração da direção elétrica também. A plataforma e-CMP é uma derivação da ótima CMP, mas voltada aos carros elétricos do extinto grupo PSA (hoje parte da Stellantis). Completamente modular, sua estrutura mais moderna permitiu um ajuste mais fino não apenas do curso dos amortecedores e da suspensão em si, mas uma melhor aplicação da direção elétrica.

O resultado disso é um Peugeot e-2008 GT com dinâmica parecida com a de um hatch, bem mais preciso na direção do que o Bolt. O modelo da Chevrolet, por sua vez, é agradável de guiar, mas é mais disperso em situações de curva, desperdiçando seu maior potencial de motor.

  1. Peugeot e-2008 GT: 3 pontos
  2. Chevrolet Bolt EUV: 2 pontos

5. Autonomia

Vamos aos números. O Chevrolet Bolt EUV tem uma bateria de 66 kWh, que lhe proporciona, no ciclo WLTP, 456km de autonomia, podendo ser até mais se você utilizar o sistema de regeneração do SUV, um dos melhores do mercado atualmente. O Peugeot e-2008 GT, por sua vez, é munido de um pacote de células de 50 kWh, capazes de oferecer 345km, também no ciclo padrão europeu.

Nesse caso, a vitória vai com o Bolt EUV com facilidade.

  1. Chevrolet Bolt EUV: 3 pontos
  2. Peugeot e-2008 GT: 1 ponto

4. Desempenho

Aqui, além da prancheta, vamos usar nossa experiência de uso. O Peugeot e-2008 vem com o mesmo powertrain do e-208, ou seja, um motor elétrico dianteiro de 136cv e 26,5 kgf/m de torque, suficientes para levar o SUV de 0 a 100 km/h em 9,9s. Na prática, o carro até que vai bem, mas percebemos que falta um pouco de fôlego em algumas situações, já que ele é mais pesado do que o hatch.

O Chevrolet Bolt EUV, por sua vez, é bem melhor nesse aspecto. O motor elétrico dianteiro oferece 203cv e 36,7 kgf/m de torque. No 0 a 100 km/h, o carro vai forte e percorre esse período em apenas 7,7 segundos, pouca coisa a mais na comparação com o Bolt EV, que faz em 7,3s.

  1. Chevrolet Bolt EUV: 3 pontos
  2. Peugeot e-2008 GT: 1 ponto

3. Conectividade e Tecnologia

Com dois produtos bem equipados do ponto de vista tecnológico, a decisão será no detalhe. Tanto Bolt EUV quanto o Peugeot e-2008 vêm com pacote ADAS completo, com alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa com correção, leitor de placas de trânsito e até câmera 360º para manobras.

O que vai diferenciar, porém, é a central multimídia, bem superior no Bolt. O modelo da Chevrolet tem uma tela de 10 polegadas assim como o Peugeot, mas a resolução é melhor, o sistema mais rápido e há o 4G nativo, além do concierge OnStar . No Bolt também é possível instalar a assistente Amazon Alexa, bem como aplicativos nativamente, como o Spotify .

A Stellantis ainda deve atualizar o Peugeot e-2008 GT com o pacote de conectividade da empresa, já presente em modelos da Jeep, Fiat e RAM, mas, enquanto isso não ocorre, o Bolt segue com vantagem no campo tecnológico.

  1. Chevrolet Bolt EUV: 3 pontos
  2. Peugeot e-2008 GT: 2 pontos

2. Segurança

Como citamos, ambos vêm com bons recursos de segurança, mas o fato de o Bolt EUV ser mais conectado e ter à disposição, por exemplo, o OnStar, faz toda a diferença, já que é possível realizar o monitoramento do carro por meio do app My Chevrolet, além de pedir ajuda para o concierge em caso de necessidade. O modelo da GM se destaca, também, pelos seus 10 airbags de série, sendo o carro vendido no Brasil com mais bolsas à disposição.

O Peugeot e-2008 GT é, também, um carro bem seguro, mas o Bolt EUV o supera por pouco.

  1. Chevrolet Bolt EUV: 3 pontos
  2. Peugeot e-2008 GT: 2 pontos

1. Custo-Benefício

O Chevrolet Bolt EUV entrega mais autonomia, potência e equipamentos do que o Peugeot e-2008 GT, mas também é bem mais caro. Na data de edição desse comparativo, o modelo da GM é encontrado por R$ 279.990, enquanto o Peugeot, em caráter promocional, custa R$ 209.990, fruto da chegada dos carros elétricos chineses por aqui .

Para ter a experiência do carro elétrico em alto nível, o e-2008 GT já valeria a pena, mesmo com clara vantagem do Chevrolet em alguns aspectos. Além disso, o SUV francês seguirá no mercado, enquanto o norte-americano deve se aposentar por aqui até ganhar a nova geração, prometida para 2024.

  1. Peugeot e-2008 GT: 3 pontos
  2. Chevrolet Bolt EUV: 2 pontos

Chevrolet Bolt EUV ou Peugeot e-2008 GT: qual o melhor SUV elétrico?

  1. Chevrolet Bolt EUV: 23 pontos
  2. Peugeot e-2008 GT: 21 pontos

O Chevrolet Bolt é um dos veteranos entre os carros elétricos, mas segue dando conta do recado, principalmente após sua reestilização. Com boa autonomia, desempenho e equipamentos, o SUV zero emissão melhora em relação ao Bolt EV e consegue rivalizar com ótimos e mais modernos projetos, como o Peugeot e-2008 GT.

Sinceramente, a compra de ambos é recomendada, mas o Bolt entrega mais do que o e-2008 GT. Custa mais, é verdade, mas vai te dar um pouco mais de tranquilidade na autonomia e na tocada do motor de 203cv.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!