Porsche Panamera 2024 perde uma versão por baixa demanda
Paulo Amaral
Porsche Panamera 2024 perde uma versão por baixa demanda

A Porsche anunciou a chegada da linha 2024 do Panamera com uma má notícia para quem é fã dos carros do segmento station wagon, mais conhecidos no Brasil como “peruas”.

A marca alemã divulgou a terceira geração do sedan com ainda mais recursos tecnológicos e, claro, com ainda mais luxo em seus acabamentos. O pormenor ficou por conta da confirmação do fim da linha para a versão Sport Turismo, a “popular” perua da família.

A justificativa para a aposentadoria do modelo foi a baixa procura em dois dos principais mercados da Porsche: Estados Unidos e China. Segundo o Autocar, um porta-voz da marca revelou que o Panamera Sport Turismo tinha um “papel secundário” e vendia “menos de 10%” da gama, números que levaram os executivos a optar pelo fim do modelo.

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

Sem a versão Sport Turismo, o Porsche Panamera 2024 oferecerá três versões diferentes aos clientes: Panamera, Panamera 4 e Panamera Turbo E-Hybrid, essa a mais completa e poderosa da linha.

Como é o Porsche Panamera 2024?

Independentemente da presença da versão Sport Turismo na família, fato é que a linha 2024 do Porsche Panamera está ainda mais imponente e atraente para quem já se deixou conquistar pelo icônico modelo da marca alemã.

Em termos de design, o sedan alemão mantém as linhas e proporções características da linha do modelo que mede 5.052 mm de comprimento e tem 1.937 mm de largura e 1.423 mm de altura.

A aparência está ainda mais agressiva graças a uma entrada de ar adicional acima da placa, da linha redesenhada da janela e das bordas externas da parte traseira, agora niveladas com o contorno da carroceria. Os faróis em LED Matrix Design, de série em todas as versões, e as novas cores, completam as novidades.

Por dentro o cockpit Porsche Driver Experience mistura, na medida certa, controles digitais e analógicos. A alavanca de marchas foi posicionada à direita do volante, e o interruptor de modo para os programas de direção Normal, Sport e Sport Plus, assim como as alavancas de controle de assistência, estão diretamente acessíveis ao motorista.

A preocupação com o posicionamento teve como fundo a segurança, já não é preciso tirar os olhos da estrada para ajustar os programas de direção e os sistemas de assistência quando se está ao volante do Porsche Panamera 2024.

Assim como existe em outros modelos já testados pelo Canaltech , um display opcional para o passageiro completa o painel. A tela de 10,9 polegadas exibe dados de desempenho do veículo com direito à customização dos dados, além de permitir a operação do sistema de ínfotenimento e suportar streaming de vídeo enquanto o carro está em movimento.

Como anda o Panamera 2024?

A linha 2024 do Porsche Panamera chega com três versões distintas de motorização, todas com ainda mais desempenho, autonomia e eficiência. A Panamera e a Panamera 4 oferecem um propulsor V6 2.9 turbo, que entrega 348cv de potência e 50,8 kgf/m de torque ao motorista.

A variante Turbo E-Hybrid, por sua vez, combina um motor V8 biturbo de 4.0 litros com um elétrico de 190cv integrado à caixa PDK de oito velocidades. O conjunto entrega, no combinado, 680cv de potência e 94,8 kgf/m de torque nas mãos do condutor.

Segundo a montadora alemã, a variante Turbo E-Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, e consegue atingir uma velocidade máxima de até 315 km/h.

Porsche Panamera 2024 no Brasil

A Porsche confirmou que o Panamera 2024 será vendido no Brasil, com as reservas projetadas para o início de 2024, mas ainda sem uma data específica definida. O valor do luxuoso e esportivo sedan também não foi confirmado, mas, na Europa, gira em torno de 93 mil euros — R$ 498,3 mil na conversão direta.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!