China publica fotos da estação espacial Tiangong pronta
Danielle Cassita
China publica fotos da estação espacial Tiangong pronta

As primeiras fotos em alta resolução da estação espacial Tiangong finalizada foram reveladas nesta terça-feira (28) durante uma conferência. Estas novas imagens foram capturadas pelos membros da missão Shenzhou-16 na viagem de volta à Terra.

Os taikonautas (nome dado aos astronautas chineses) Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e Gui Haichao chegaram à Tiangong em maio. Após seis meses no espaço, eles transferiram o controle do laboratório aos membros da Shenzhou-17.

Enquanto retornavam à Terra, os membros da Shenzhou-16 usaram uma câmera de alta resolução para tirar fotos do complexo orbital. Estas são as primeiras imagens que mostram como a estrutura da estação ficou após sua finalização.

-
Siga no Instagram : acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

Os astronautas Shane Kimbrough, Megan McArthur, Akihiko Hoshide e Thomas Pesquet, da missão Crew-2, tiraram fotos semelhantes da Estação Espacial Internacional (ISS) em 2021. Antes de iniciar o retorno à Terra na cápsula Crew Dragon, eles deram uma volta ao redor da ISS e tiraram várias fotos de sua estrutura em diferentes ângulos.

Este tipo de manobra não era feita desde o programa dos ônibus espaciais , encerrado em 2011. Além disso, as espaçonaves russas Soyuz fizeram somente voos parciais ao redor do laboratório orbital.

A estação espacial chinesa

A construção da estação Tiangong começou com o módulo Tianhe, o primeiro do novo complexo orbital. Ele foi lançado à órbita baixa da Terra em 2021 e recebeu o trio de taikonautas da Shenzhou-12, os primeiros a ocupar as instalações. Já os módulos restantes, chamados Wentian e Mengtian, foram lançados em 2022 e 2023, respectivamente.

A chegada destes novos componentes marcou a finalização da estação Tiangong , que orbita a Terra entre 340 km e 450 km de altitude. Ela tem cerca de 20% do tamanho da Estação Espacial Internacional, mas isso pode mudar em breve: durante o 47º Congresso Astronáutico Internacional, a agência espacial chinesa declarou que acrescentar três módulos a ela para expandi-la.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!