Sol libera explosões de plasma e tempestades geomagnéticas podem ocorrer
Danielle Cassita
Sol libera explosões de plasma e tempestades geomagnéticas podem ocorrer

Uma mancha solar sofreu uma erupção durante a tarde de terça-feira (28). Ela liberou uma explosão de partículas da classe M 9,8, de intensidade média, que foi registrada pelo observatório Solar Dynamics, da NASA .

As erupções solares são divididas nas classes C, M e X, de intensidade baixa, média e alta, respectivamente. As da classe C causam poucos efeitos perceptíveis na Terra, mas as M e X são capazes de causar blecautes de rádio.

Foi o caso da explosão desta semana. A emissão de radiação ultravioleta interrompeu brevemente comunicações via rádio em regiões no oceano Pacífico e em partes da América do Sul, Central e do Norte.

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

Esta explosão aconteceu acompanhada de uma ejeção de massa coronal (CME), uma espécie de grande bolha feita de plasma da coroa solar. A CME foi expelida diretamente na direção da Terra, e segundo um modelo da NASA, as partículas da ejeção devem chegar à Terra durante a sexta-feira (1º).

A CME mais recente está viajando pelo espaço junto de outra, liberada pelo Sol na segunda-feira (27), e que deve nos alcançar hoje. Juntas, estas nuvens de partículas solares podem causar tempestades geomagnéticas de intensidade G1 e G2, considerada baixa e moderada, respectivamente.

O que são tempestades geomagnéticas

As explosões solares e ejeções de massa coronal são fenômenos que fazem parte da atividade solar. A maioria das partículas vindas destes eventos é desviada pela magnetosfera da Terra, mas mesmo assim, algumas delas conseguem atravessar esta bolha protetora e chegam à atmosfera.

Quando isso acontece, estas partículas causam perturbações conhecidas como tempestades geomagnéticas. Tais tempestades podem proporcionar auroras coloridas nas regiões polares do nosso planeta, mas também são capazes de afetar a comunicação e redes elétricas.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!