A Apple revelou nesta quarta-feira (29) a lista de vencedores do App Store Award com a seleção dos melhores apps e jogos segundo o time editorial da loja de aplicativos da companhia. Os ganhadores foram escolhidos a partir de uma lista prévia de 40 finalistas que se destacaram em inovação técnica, experiência do usuário e design.
- Conheça os melhores apps e games de 2023 segundo o Google
- Pesquisa revela que 42% dos usuários de macOS usam apps de IA diariamente
Entre os vencedores deste ano, há dois apps desenvolvidos por brasileiros na lista: o aplicativo SmartGym, de Matt Abras, e o Prêt-à-Makeup, de Roberta Weiand.
No anúncio dos premiados, a Apple destaca que o SmartGym "brilha no Apple Watch com uma biblioteca completa de exercícios, rotinas e relatórios de treino aprofundados", enquanto o Prêt-à-Makeup "traz um bloco de notas de maquiagem realista no iPad para artistas profissionais e pessoas no dia a dia enquanto incentiva a inclusão e a autoexpressão".
-
Baixe nosso aplicativo para iOS
e Android
e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-
App Store Award 2023
No site da companhia, o CEO da Apple Tim Cook escreve que "os vencedores deste ano representam o potencial ilimitado dos desenvolvedores de dar vida à própria visão, criar apps e jogos com criatividade notável, qualidade excepcional e missões com propósito."
No total, 14 apps e jogos foram selecionados pelo App Store Award 2023, sendo cinco na categoria Impacto Social com reconhecimento por "promover a mudança positiva", informa a companhia.
Confira a relação de vencedores:
- App do ano para iPhone: AllTrails , da AllTrails, Inc.
- App do ano para iPad: Prêt-à-Makeup , da Prêt-à-Template.
- App do ano para Mac: Photomator , da UAB Pixelmator Team.
- App do ano para Apple TV: MUBI , da MUBI, Inc.
- App do ano para Apple Watch: SmartGym , de Mateus Abras.
- Jogo do ano para iPhone: Honkai: Star Rail , da COGNOSPHERE PTE. LTD.
- Jogo do ano para iPad: Lost in Play , da Snapbreak Games.
- Jogo do ano para Mac: Lies of P , da NEOWIZ.
- Jogo do ano do Apple Arcade: Hello Kitty Island Adventure , da Sunblink.
- Impacto social: Pok Pok , da Pok Pok | Proloquo , da AssistiveWare | Too Good To Go , da Too Good To Go | Unpacking , da Humble Bundle | Finding Hannah , da Fein Games GmbH
Tendência do ano
Além da relação dos melhores apps e jogos pela escolha dos editores da App Store, a Apple divulgou também uma seleção de aplicativos sobre a tendência do ano: a IA generativa .
No blog, a Big Tech explica que "o campo da inteligência artificial está conosco há décadas (o termo foi cunhado há mais de 60 anos), mas nunca antes fomos capazes de interagir com a IA de forma tão natural. A IA generativa tornou os aplicativos mais úteis, com a possibilidade de refinar as respostas, as imagens e os conhecimentos especializados fornecidos pelos aplicativos".
A Apple destaca os seguintes aplicativos dentro dessa tendência:
Se IA também está em tendência no seu radar de assuntos também, conheça outros sites e apps gratuitos com IA generativa .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Pika 1.0 é a nova versão da IA que cria e edita vídeos
- Remédio para prolongar vida de cães pode ser aprovado em breve
- WhatsApp deve mostrar recado do perfil dentro das conversas
- 6 celulares com carregamento por indução | Sem fio
- Conheça os melhores apps e games de 2023 segundo o Google
- YouTube Music Recap 2023 chega com a retrospectiva musical do ano