YouTube diminui o tamanho do botão para pular anúncios
Guilherme Haas
YouTube diminui o tamanho do botão para pular anúncios

Após um período de teste, o YouTube implementou um botão menor para pular anúncios durante a reprodução de vídeos na plataforma que, além de ocupar menos espaço na tela, tem uma melhor adequação ao visual do app. O botão reformulado já substitui o antigo em diversas regiões do mundo, inclusive no Brasil, tanto na versão web quanto no aplicativo para Android e iOS.

O novo formato do botão é um terço menor do que anterior e tem um contorno arredondado. No teste realizado desde agosto, ele continha a informação "Pular anúncio" ("Skip Ads"), e agora apresenta apenas a palavra "Pular" ("Skip").

O resultado contém também uma cor escura de preenchimento que facilita a identificação do recurso, apesar da redução de tamanho. No teste, o fundo era transparente e parecia que a intenção era dificultar a ação de pular os anúncios.

-
Siga no Instagram : acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

Alinhamento com design

Quando iniciou o teste do novo botão , o YouTube informou o site SearchEngineLand que o "objetivo é oferecer uma experiência de usuário mais consistente, alinhada com a aparência atualizada que anunciamos no último ano”.

A justificativa de adequação visual parece satisfatória, mas muitos podem associar a mudança com uma tentativa de dificultar o clique para pular anúncios.

Isso porque a plataforma tem realizado experimentos para maximizar a visualização dos anúncios — incluindo o bloqueio de vídeos para quem usa adblockers .

Receita do YouTube

O modelo de negócios do YouTube depende do dinheiro desses anúncios para pagar os funcionários e também os criadores que têm conteúdos com milhares de reproduções, mas é inegável que as pessoas sempre recorrem ao botão "Skip" quando podem.

Este ano, a companhia testou modos diferentes de exibir os anúncios, com a apresentação de ads consecutivos que não podem ser ignorados, seguidos por outros que você pode evitar.

Vale lembrar que o app oferece ainda a opção de remover os anúncios com o plano de assinatura Premium — no valor de R$ 24,90 por mês.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!