Apple deve desistir de modem 5G próprio, aponta rumor
Vinícius Moschen
Apple deve desistir de modem 5G próprio, aponta rumor

Após anos de esforços para desenvolver um modem 5G próprio para seus dispositivos, incluindo a compra da divisão da Intel responsável por isso em 2019 , a Apple pode encerrar o projeto sem sucesso. A informação foi apontada por pelo menos dois leakers diferentes, que teriam entrado em contato com funcionários da marca.

De acordo com o perfil “yeux1122” no blog Naver, a Apple teria fracassado em suas tentativas de produzir seu próprio modem, e a marca já teria iniciado o processo de desaceleração dos investimentos na área.

Tratam-se de relatos parecidos com o que o leaker @Tech_Reve teria escutado de fontes em uma linha de produção localizada no Japão.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

A ideia da Apple era aumentar a sua independência em relação a outras marcas no desenvolvimento de seus componentes internos, o que dá maior possibilidade de a empresa customizar o hardware e promover uma integração otimizada com o software.

Caso fosse efetivamente anunciado, esse modem 5G provavelmente estaria nos próximos modelos de iPhone e iPad lançados pela marca, entre outros produtos.

O maior exemplo desse processo de emancipação está na linha M de processadores voltados para os MacBooks e iPads da marca , que possibilitaram a troca das plataformas da Intel usadas anteriormente. Na prática, isso aumentou a performance geral dos produtos, além de otimizar a sua eficiência energética.

Como comentado, em 2019 a Apple chegou a comprar a divisão de modems da Intel , além de ter incorporado alguns empregados da Qualcomm para tentar acelerar o processo.

Contudo, o desenvolvimento do modem 5G tem sido marcado por muitas complicações. Como reportado pelo The Wall Street Journal, os problemas incluem a definição de metas pouco realistas de desempenho do modem, assim como a dificuldade para entender os desafios envolvidos, e mesmo a criação de protótipos inutilizáveis.

Anteriormente, foi dito que a Apple teria atrasado o cronograma de lançamento de 2023 para 2025/2026 , mas ainda estava previsto que a tecnologia chegaria em um novo iPhone SE. Contudo, até mesmo essa possibilidade parece ameaçada no momento.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!