O último mês do ano chega com eventos astronômicos bem diversos. Nos próximos dias, você pode conferir o brilho de Mercúrio, uma chuva de meteoros e a chegadas do verão, marcada pelo solstício de verão.
- Como diferenciar estrelas, planetas e satélites no céu noturno?
- Céu de 2023 | Conjunções de planetas e eclipse solar são destaque neste ano
O Canaltech reuniu os principais eventos astronômicos de dezembro, bem como as direções para observá-los no céu. Vamos lá?
Eventos astronômicos de dezembro
O ano se encerra com Mercúrio em sua elongação máxima, proporcionando um bom momento para observá-lo durante o início da noite. Também acontecem a chuva de meteoros Geminídeas e uma conjunção entre a Lua e Júpiter.
-
Siga o Canaltech no Twitter
e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-
Elongação máxima de Mercúrio (04/12)
Mercúrio chega à elongação máxima às 11h, ficando à maior distância em relação ao Sol na nossa perspectiva na Terra. Para observar o planeta, é preciso esperar o pôr do Sol ; depois, é só procurá-lo na direção oeste, brilhando mais que a maioria das estrelas próximas.
O planeta permanece visível até 20h, aproximadamente. Vale a pena aproveitar a oportunidade para vê-lo, afinal, Mercúrio fica mais perto do Sol do que nosso planeta, e acaba ofuscado pela luz do astro. Assim, a maior distância angular dele em relação ao Sol facilita as observações.
Pico da chuva de meteoros Geminídeas (14/12)
A chuva de meteoros Geminídeas é considerada uma das mais espetaculares do ano e é causada por fragmentos do asteroide 3200 Faetonte. Ela começou em novembro, mas seus meteoros permanecem visíveis até dezembro e seu pico deve ocorrer entre os dias 13 e 14, proporcionando até 120 "estrelas cadentes" por hora.
Para observá-la, procure o radiante (a direção de onde os meteoros parecem vir) na direção da constelação Gemini, os Gêmeos. Apesar de ser melhor vista no hemisfério norte, também é possível observar os meteoros da Geminídeas no hemisfério sul.
Solstício de verão (22/12)
Às 00h27 acontece o solstício de verão no hemisfério sul. O evento marca o início do verão por aqui, acompanhado do dia mais longo do ano. Já no hemisfério norte, acontece o contrário: por lá, começa o inverno e ocorre a noite mais longa de todas em 2023.
O solstício acontece porque a Terra gira em torno do Sol com inclinação de 23,5º, fazendo com que os hemisférios recebam quantidades de luz diferentes ao longo do ano.
Conjunção entre a Lua e Júpiter (22/12)
O ano se aproxima do fim com uma conjunção entre Júpiter e a Lua . Durante o evento, os astros parecem estar bem pertinho um do outro em nossa perspectiva, e podem ser observados a olho nu.
Para vê-los, procure a Lua e Júpiter na direção leste após o pôr do Sol. Eles permanecem visíveis até 2h da madrugada, aproximadamente, e depois desaparecem sob o horizonte.
Fases da Lua em dezembro de 2023
Abaixo, você confere as principais fases da Lua durante o mês de dezembro e o horário em que cada uma acontece:
- 5 de dezembro, às 2h49: Lua Quarto Minguante
- 12 de dezembro, às 20h32: Lua Nova
- 19 de dezembro, às 15h39: Lua Quarto Crescente
- 26 de dezembro, às 21h33: Lua Cheia
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Drone flagra manobra sensacional de navio gigante no Porto de Santos
- Descoberta geográfica revela como foram erguidas as pirâmides no Egito
- Pika 1.0 é a nova versão da IA que cria e edita vídeos
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
- TVs LG OLED B4, C4 e G4 podem ter telas de 144 Hz e novo chip Alpha 10
- Scott Pilgrim | 5 fatos para saber antes de assistir ao anime