PlayStation 6 terá Ray Reconstruction e IA Generativa, aponta rumor
Daniel Trefilio
PlayStation 6 terá Ray Reconstruction e IA Generativa, aponta rumor

O PlayStation 6 está aparecendo cada vez mais nas rodinhas de rumores, e nesta sexta-feira (01) o mais novo boato dá conta que o vindouro console da Sony terá um salto considerável de desempenho gráfico. Isto porque, supostamente, ele contará com funcionalidades embarcadas de IA Generativa, além de suporte a Ray Tracing Reconstruction , Path Tracing e outras tecnologias gráficas que hoje são limitadas a placas dedicadas topo de linha.

O PlayStation 5 está indo para seu 3 ano, e o ciclo de vida dos consoles vem sendo de até 7 anos . Dessa forma, a geração atual ainda teria pelo menos mais 3 a 4 anos pela frente, entre versões Pro e outras otimizações, e não seria surpreendente se o produto final da próxima geração fosse ainda mais poderoso.

Evoluções dinâmicas de projetos

Apesar das projeções, a chegada da Inteligência Artificial aos produtos do mercado consumidor pode acelerar ciclos de desenvolvimento em janelas bem menores do que as sugeridas pelo padrão pré-IA. Isto significa que em 4 anos as tecnologias embarcadas em sistemas compactos podem ser muito superiores às sugeridas hoje.

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Os rumores apontam que o projeto atual dos próximos consoles já leva em consideração componentes como GPUs com memórias GDDR7 e interfaces PCIe com barramentos muito superiores. Contudo, um dos focos da indústria de TI como um todo vem sendo facilitar o escalonamento de desempenho.

Mesmo antes do atual momento da IA aplicada a cada vez mais componentes, o próprio Nintendo Switch 2 passou por diversas revisões de projeto nos últimos anos até a versão final que supostamente chegará em 2024 . Outro rumor aponta que a Sony planeja utilizar APUs com chiplets e empacotamento para o PlayStation 6.

Por si só, isso já facilita consideravelmente atualizações ao longo do desenvolvimento. Com isto, é possível substituir componentes pontuais em um chip modular, sem precisar trocar todo o SoC , abrindo também a possibilidade para que tecnologias avançadas como Ray Reconstruction e Path Tracing sejam tranquilamente o padrão, e não o topo de linha, na próxima geração de consoles.

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