Quais as melhores e piores rodovias do Brasil?
Paulo Amaral
Quais as melhores e piores rodovias do Brasil?

Quem costuma pegar o carro e sair rodando para conhecer o Brasil, certamente já notou que muitas rodovias apresentam problemas graves, que podem impactar na segurança dos usuários, sejam eles de sinalização, pavimentação, iluminação ou outros tipos de pontos críticos.

Para colocar no papel quais são, e qual o tamanho do problema que os usuários das rodovias brasileiras podem enfrentar ao cair na estrada, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) realizou uma ampla pesquisa para confeccionar o ranking das melhores e piores rodovias do Brasil.

O órgão estudou 11.502 quilômetros da malha rodoviária do país sob diversos prismas: condições do pavimento, visibilidade, pontes quebradas, acostamentos, sinalização e mais. Ao final da análise, elencou quais as que apresentam as melhores e piores condições de tráfego no território nacional.

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Quadro geral é assustador

Antes de revelar quais as melhores e piores rodovias do Brasil, vale um registro importante, que serve de alerta para todos os governantes do país. Segundo a pesquisa da CNT, 67,5% da malha rodoviária pavimentada está em condição regular, ruim ou péssima.

A conclusão chegou após terem sido detectados nada menos do que 2.648 pontos críticos nos 11.502 quilômetros analisados, incluindo quedas de barreira, pontes caídas ou muito estreitas, erosões, buracos na pista e outros problemas que atrapalham o fluxo normal das vias.

Segundo a CNT, o investimento para, literalmente, “tapar o buraco” nas rodovias brasileiras com ações emergenciais de restauração, manutenção ou reconstrução seria bem alto: R$ 94,12 bilhões.

"O transporte rodoviário vive um constante desafio: manter o Brasil em movimento, mesmo com uma malha rodoviária ainda de baixa qualidade. Tal cenário é reflexo da falta de investimentos na infraestrutura de transporte ao longo das últimas décadas", resumiu Vander Costa, presidente da CNT.

As melhores rodovias do Brasil

De acordo com o estudo da CNT, apenas três das dez melhores rodovias do Brasil são administradas pelo poder público — duas em São Paulo e uma em Goiânia. A melhor entre as rodovias do Brasil, porém, é a RJ-124, que liga Rio Bonito a São Pedro da Aldeia.

As outras duas que complementam o ranking das melhores rodovias do Brasil também atuam sob regime de concessão para empresas privadas: a SP-270, que faz a ligação entre Presidente Epitácio e Ourinhos, e a SP-225, que vai de Itirapina a Santa Cruz do Rio Pardo.

10 melhores rodovias do Brasil
Rodovia Estado Início Fim Gestão
RJ-124 RJ Rio Bonito São Pedro da Aldeia Concessão
SP-270 SP Presidente Epitácio Ourinhos Concessão
SP-225 SP Itirapina Santa Cruz do Rio Pardo Concessão
BR-153 TO Aliança do Tocantins Talismã Concessão
SP-463 SP Ouroeste Clementina Pública
SP-320 SP Rubinéia Mirassol Pública
BR-080 GO Vila Propício Padre Bernardo Pública
SP-191 SP Mogi Mirim São Pedro Concessão
BR-364 GO Jataí São Simão Concessão
BR-493 RJ Itaboraí Itaguaí Concessão

As piores rodovias do Brasil

Na outra ponta da tabela, em que se encontram as piores rodovias do Brasil, o título de “campeã” vai para a AM-010, que faz a ligação entre Manaus e Itacoatiara, e que é de administração pública.

O ranking das 10 piores, aliás, é todo formado por rodovias sob administração do poder público, e as dez estão espalhadas exclusivamente pelas regiões Norte e Nordeste do país.

10 piores rodovias do Brasil
Rodovia Estado Início Fim Gestão
AM-010 AM Manaus Itacoatiara Pública
PB-400 PB Cajazeiras Conceição Pública
BR-364 AC Cruzeiro do Sul Acrelândia Pública
PE-096 PE Palmares Barreiros Pública
MA-106 MA Governador Nunes Freire Alcântara Pública
PE-126 PE Palmares Quipapá Pública
AC-010 AC Porto Acre Rio Branco Pública
AP-010 AP Macapá Mazagão Pública
PA-263 PA Goianésia Do Pará Tucuruí Pública
BR-174 AM Presidente Figueiredo Borba Pública

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