BMW M2 | Esportivo alemão faz qualquer um sonhar em ser piloto
Paulo Amaral
BMW M2 | Esportivo alemão faz qualquer um sonhar em ser piloto

A nova geração do BMW M2 chegou ao Brasil em meados de setembro, importada do México, ostentando o poderoso motor 3.0 biturbo com 6 cilindros em linha, 460cv de potência e 56,1 kgf/m de torque.

Pouco mais de dois meses após seu lançamento no país, a reportagem do Canaltech teve a oportunidade de acelerar o esportivo alemão no Autódromo Fazenda Capuava, localizado no interior de São Paulo, durante o evento de lançamento do X7 2024 .

A experiência ao volante do coupé foi rápida, em todos os sentidos, mas bastaram duas voltas no travado, mas empolgante circuito preparado pela organização do evento para sentir, mesmo que por poucos minutos, a realização do sonho de ser um piloto de corrida. É essa experiência que vamos contar nas próximas linhas.

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Como é o BMW M2?

O BMW M2 2024 mudou um pouco em relação à geração anterior do esportivo. O coupé ficou maior (10,4 cm), mais largo (3,3 cm) e mais baixo (0,8 cm), além de ter 5,3 cm extras de entre-eixos no comparativo com a antiga versão, bitolas dianteiras e traseiras maiores, como as que estão no M4.

O conjunto mecânico, que tem no motor 3.0 biturbo de 6 cilindros seu astro principal, conta também com a eficiência do câmbio automático de 8 velocidades Steptronic, já que a variante com transmissão manual de 6 marchas não é vendida no Brasil.

O combo formado pelo excelente motor, pelo competente câmbio, e pela tração traseira fazem do BMW M2 uma verdadeira máquina de acelerar. O coupé alcança máximas de até 290 km/h, e precisa de apenas 4,1 segundos para sair do 0 absoluto aos 100 km/h.

Quanto custa o BMW M2?

O BMW M2 está à venda no Brasil em duas versões: Coupé e Coupé Track. Ambas, segundo a montadora alemã, são “pura diversão”.

Para se “divertir”, porém, o consumidor precisará dispor de pelo menos R$ 617.950, preço inicial da variante Coupé. A Coupé Track, mais completa da linha, custa um pouco mais caro, a parte de R$ 667.950.

Como anda o BMW M2?

As alterações feitas pela montadora alemã na linha 2024 do coupé esportivo tornaram o BMW M2 ainda mais agressivo e acertado para realizar, com perfeição, a missão para a qual foi projetado: encarar as pistas.

Claro que não conseguimos chegar à velocidade máxima declarada pela BMW com o M2, tanto pelas limitações da pista do Autódromo Fazenda Capuava quanto por questões de segurança, já que apenas pilotos profissionais ousariam chegar perto dos 300 km/h sem colocar em risco a própria segurança e a dos demais.

Em nossas rápidas voltas no cockpit do M2, porém (sim, o habitáculo tem bancos de corrida e o visual remete a um cockpit), passamos um pouquinho dos 180 km/h na reta principal e sentimos, por alguns segundos, a adrenalina que corre nas veias de quem ganha a vida nas pistas de corrida espalhadas mundo afora.

Apesar da enorme potência e do torque cavalar, o BMW X2 se mostrou um carro extremamente fácil de conduzir, e ficou à mão o tempo todo, inclusive nas curvas mais fechadas do circuito. Prova de que as calibrações de volante, câmbio e suspensão da marca alemã foram feitas de maneira irretocável na nova geração.

Assim como nos outros modelos da BMW que levamos à pista, o X7 e o i7, o coupé esportivo também conta com uma infinidade de itens tecnológicos e de auxílio à condução. Muitos deles, porém, foram observados apenas antes de começarmos a cravar o pé no acelerador, pois, assim que “foi dada a largada”, não deu mais para tirar os olhos da pista.

Vale registrar, porém, que o BMW X2 oferece ao condutor controles para ajustar, ao gosto do piloto, suspensão, direção, frenagem e controle de tração (previamente definidos pelo instrutor, no meu caso), heads up display colorido e com excelente resolução, telas de 12,3 e 14,9 polegadas (instrumentos e multimídia), Driving Assistant e muito mais.

Quem sabe em breve, se (ou quando) tivermos um contato mais prolongado com o esportivo, consigamos desfrutar também dos itens de conforto de um carro que nasceu para acelerar e, se der, entreter os ocupantes. Fica a dica, pessoal da BMW.

Leia a matéria no Canaltech .

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