Destaque da NASA: Lua crescente e avião são a foto astronômica do dia
Danielle Cassita
Destaque da NASA: Lua crescente e avião são a foto astronômica do dia

Um avião cruza a Lua na foto destacada pela NASA nesta segunda-feira (4). A imagem foi capturada no início de novembro em Bolton, no Reino Unido, um pouco após o Sol nascer. Por isso, a aeronave e seus rastros aparecem iluminados de baixo.

Os rastros deixados por aviões no céu costumam ter cor branca, mas nesta foto, elas aparecem com cor avermelhada. Isso aconteceu porque o grande volume de ar na atmosfera na direção ao Sol que nascia dispersou a luz azul, enquanto as emissões da aeronave refletem a luz solar.

Independentemente da cor, as faixas em questão são chamadas de rastros de condensação . Como o nome indica, elas são formadas pela mudança da água do estado gasoso para o líquido.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

No caso dos aviões, o fenômeno acontece graças ao calor vindo da exaustão dos seus motores. Quando o calor se encontra com gotículas de água frias na atmosfera, as gotinhas sofrem condensação e se transformam em vapor, criando rastros como os da foto acima.

Saiba mais sobre a Lua

A Lua é outro destaque da foto além dos rastros de condensação. Ela é o maior e mais brilhante objeto no céu noturno, e tem grande influência na Terra : nosso satélite natural é responsável tanto por estabilizar o clima quanto pelas marés.

Assim como a Terra, a Lua é uma esfera que está sempre parcialmente iluminada pelo Sol; portanto, todos os lados recebem luz em algum momento, de modo que não existe um lado na Lua que esteja sempre escuro. Já as fases lunares são os nomes que descrevem o quanto do disco lunar está iluminado a partir da nossa perspectiva de observação.

As fases lunares costumam ser divididas em cheia, crescente e minguante e nova. Mas, além destas fases principais, existem também a quarto crescente, crescente gibosa, minguante gibosa e quarto minguante, totalizando oito delas.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!