IA analisa raio-X e aponta risco de câncer de pulmão
Nathan Vieira
IA analisa raio-X e aponta risco de câncer de pulmão

Em estudo publicado na Nature Communications e apresentado no congresso anual da Radiological Society of North America — realizado entre 26 e 30 de novembro — traz à tona uma inteligência artificial capaz de analisar uma radiografia (raio-X) e prever o risco de câncer de pulmão .

Na ocasião, os pesquisadores analisaram 147.497 radiografias de fumantes e não fumantes com idades entre 55 e 74 anos. A IA identificou 28% como tendo alto risco de câncer de pulmão. Deste grupo de alto risco, quase 3 em cada 100 desenvolveram câncer do pulmão dentro de um prazo de seis anos.

Chamado de CXR Lung-Risk, o modelo reconhece padrões e a partir da própria experiência do sistema movendo os dados entre muitas camadas de redes neurais, de maneira semelhante à forma como os humanos aprendem.

-
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-

A IA analisou também radiografias tiradas entre 2013 e 2014, de 17.407 não fumadores para determinar as probabilidades de um diagnóstico futuro, categorizando os pacientes em grupos de baixo, moderado e alto risco.

Os 2,9% dos pacientes do grupo de alto risco que desenvolveram câncer de pulmão tiveram um risco 2,1 vezes maior de desenvolver a doença, em comparação com o grupo de baixo risco. Eles também ultrapassaramo limite de risco de 1,3%, o que levou a uma recomendação de rastreio.

IA prevê câncer de pulmão

Anteriormente, outra equipe de pesquisadores desenvolveu uma IA capaz de prever o risco de morte por câncer de pulmão , tal como a necessidade de fazer um exame.

Diferente dessa nova, a tecnologia foi treinada justamente com dados de pacientes com câncer de pulmão, todos fumantes. A precisão do modelo foi de 83,9% para a previsão da incidência de câncer de pulmão e de 85,5% para a previsão de morte por conta da doença.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!