A nave cargueira Progress 86, da Rússia, sofreu uma falha no sábado (3) em seu sistema de manobras autônomo enquanto ia à Estação Espacial Internacional (ISS). Como resultado, os cosmonautas no laboratório orbital assumiram o controle manual dela para ajudá-la a chegar ao laboratório orbital.
- Estação Espacial Internacional | O que é e para que serve o laboratório orbital?
- Essas são as naves espaciais que vêm levando humanos ao espaço há seis décadas
O lançamento da Progress 86 aconteceu às 6h25 de sexta-feira (1º) no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Antes de chegar à ISS, ela completou mais de 30 órbitas ao redor da Terra. O veículo não tinha tripulantes a bordo, e levava em seu interior mais de duas toneladas de suprimentos.
Progress 86 cargo ship successfully blasts off to the International Space Station from Baikonur Cosmodrome in Kazakhstan pic.twitter.com/AfdX1ToD1Q
-
— RT (@RT_com) December 1, 2023
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-
Os cosmonautas Oleg Kononenko e Nikolai Chub monitoraram a aproximação da espaçonave e até praticaram o controle remoto dela. Normalmente, as espaçonaves Progress se aproximam e se acoplam à estação de forma autônoma, sem a necessidade de intervenção dos astronautas.
Mas, desta vez, foi necessário dar uma pequena ajuda à espaçoanve. “Durante o voo, o veículo Progress começou a se desviar da atitude esperada e não estava alinhado com o alvo de acoplagem”, explicou Anna Schneider, representante da NASA, durante uma transmissão.
O desvio parece ter acontecido como resultado a uma falha no sistema autônomo de manobras. Com o ocorrido, Kononenko usou remotamente os recursos de controles manuais da Progress 86 por meio do sistema TORU. Tudo correu bem, e a nave foi acoplada à ISS às 7h18, no horário de Brasília.
Agora que chegou ao laboratório orbital, a Progress 86 entregou alimentos, equipamentos, suprimentos e objetos necessários para experimentos científicos. Os itens vão ser usados pelos astronautas ao longo dos meses que estiverem na estação .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Moto G voltou a empolgar?
- Drone flagra manobra sensacional de navio gigante no Porto de Santos
- Menino de 10 anos quer que Apple mude desenho do emoji de nerd
- Os tablets da Samsung são boas alternativas aos iPads?
- Pika 1.0 é a nova versão da IA que cria e edita vídeos
- Celular cresce como principal plataforma do público gamer no Brasil