As hipnotizantes cores dos olhos dos gatos vieram de ancestral inusitado
Augusto Dala Costa
As hipnotizantes cores dos olhos dos gatos vieram de ancestral inusitado

Em estudo pioneiro, cientistas mapearam a evolução da cor dos olhos nos felinos pela primeira vez, descobrindo que um ancestral inusitado é responsável pela variedade cromática dos gatos , dos grandes aos pequenos. Para o achado, foram avaliadas fotos de todos os animais vivos da família felina, posteriormente avaliadas por modelos computacionais para descobrir em que ponto da árvore familiar essa evolução aconteceu.

Segundo os resultados, o ancestral de todos os felinos atuais teria olhos cinzentos e castanhos, com o cinza, em particular, sendo o responsável pelo surgimento das outras cores vistas atualmente, como o verde, o azul e o amarelo. Todos os bichos geneticamente mais próximos da família felina, como os lisangues, hienas e genetes, apresentam olhos castanhos, sugerindo que seu ancestral comum também trazia a característica. A chegada dos felinos ( Felidae ), no entanto, há milhões de anos, revolucionou essa árvore genealógica.

O que colore os olhos felinos

Como o autor da pesquisa, Julius Tabin, contou ao site Live Science , a chegada dos felinos levou a uma explosão diversidade na cor dos olhos. Junto à cientista Katherine A. Chiasson, ele documentou mais de 40 espécies felinas através de fotos da internet, combinando os dados com o que já sabemos sobre as relações evolucionárias entre os felinos já extintos e ainda vivos, prevendo a cor dos olhos dos primeiros gatos através de um modelo estatístico.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Em relação às espécies vivas, ao retirar os gatos domésticos cruzados em seleção artificial, há cinco cores principais nos olhos da família Felidae atualmente — castanho, cinza, amarelo, verde e azul.

Os leopardos-de-amur ( Panthera pardus orientalis ), gatos-ferrugem-pintados ( Prionailurus rubiginosus ), gatos-selvagens-sul-africanos ( Felis lybica , uma subespécie dos gatos-selvagens afroasiáticos, ancestrais dos gatos domésticos) e duas espécies de lince podem ter até quatro cores de olhos diferentes, enquanto a maioria dos outros tem apenas duas ou três.

Dois pigmentos definem a cor dos olhos dos felinos: eumelanina e feomelanina, onde olhos castanhos possuem mais da primeira, olhos amarelados mais da segunda e olhos cinzentos uma quantidade moderada de ambos, mas não o suficiente gerar outra cor. Já os olhos verdes e azuis trazem quantidades baixas de ambos. A cor cinza veio de uma mutação aleatória no ancestral (não identificado no estudo) de todos os felinos que reduziu níveis de eumelanina, sendo a ponte entre o castanho e as outras cores.

O que levou ao surgimento delas evolutivamente, no entanto, é um mistério. Como não parece ter relação com o estilo de vida e hábitos dos felinos, é possível que tenha sido apenas seleção sexual, segundo os autores — ou seja, uma preferência por parceiros com determinadas cores nos olhos. Outros cientistas acreditam que possa ser um efeito colateral de seleção para a cor da pelagem, ou mesmo algo totalmente randômico, já que a cor não afeta negativamente a vida dos animais.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!