Remédio para pressão alta consegue retardar o envelhecimento
Fidel Forato
Remédio para pressão alta consegue retardar o envelhecimento

Cientistas do Reino Unido podem ter descoberto uma nova estratégia antienvelhecimento, a partir de um remédio já usado para tratar a pressão alta (hipertensão) , a rilmenidina. Em vermes nematoides, a medicação aumenta a expectativa de vida e melhora os marcadores de saúde, o que, talvez, possa ser observado em humanos. Isto ainda não foi analisado.

O estudo publicado na revista científica Aging Cell ainda é preliminar, já que observa os efeitos do remédio para hipertensão apenas em modelos animais. No entanto, os pesquisadores da Universidade de Liverpool apostam que este é um caminho interessante e promissor para repensar o envelhecimento saudável .

Remédio para pressão alta

No experimento, vermes jovens e idosos da espécie Caenorhabditis elegans receberam o remédio rilmenidina como parte da dieta. Segundo os autores, a medicação para a pressão alta melhorou os indicadores de saúde e a expectativa de vida de forma semelhante ao que ocorre quando essas cobaias adotam uma dieta com restrição calórica.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

“Pela primeira vez, conseguimos mostrar, em animais, que a rilmenidina pode aumentar a expectativa de vida”, afirma João Pedro Magalhães, biogerontologista molecular da Universidade de Birmingham e um dos autores do estudo, em nota. Na época da pesquisa, ele integrava o time da Universidade de Liverpool.

“Agora, estamos interessados ​​em investigar se a rilmenidina pode ter outras aplicações clínicas”, voltadas para humanos, como um remédio capaz de retardar o envelhecimento, de forma saudável. Em paralelo, outras pesquisas já identificaram efeitos benéficos da medicação nos rins e no fígado de camundongos.

Como evitar o envelhecimento?

Para envelhecer de forma saudável, uma das intervenções mais eficazes, segundo os autores, é adotar uma dieta com restrição calórica . No entanto, esta é uma estratégia complexa e difícil de ser seguida pelos seres humanos.

Inclusive, experimentos já demonstraram que restringir demais as calorias têm efeitos colaterais, como queda de cabelo, ossos frágeis e tontura. Então, descobrir um remédio capaz de imitar esses benefícios da restrição é a estratégia antienvelhecimento mais promissora no momento.

Quando se analisa o potencial da rilmendidina, existem alguns pontos altos. Por exemplo, é um comprimido tomado por via oral, de fácil adesão. Por ser comumente prescrito, os especialistas já conhecem seus efeitos adversos e sabem que são relativamente leves — o que pode incluir palpitações, insônia ou sonolência, dependendo do paciente.

“Com uma população global envelhecendo, os benefícios de retardar o envelhecimento, mesmo que ligeiramente, são imensos”, lembra Magalhães. No entanto, a medicação para pressão alta ainda precisa ser testada para esta finalidade em humanos, antes que possa ser livremente receitada. Ainda não há previsão de quando os testes serão iniciados.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!