Gemini vai levar IA para celulares Android, confirma Google
Douglas Ciriaco
Gemini vai levar IA para celulares Android, confirma Google

O Google vai levar inteligência artificial para o Android . A empresa anunciou hoje (6) o lançamento do modelo de IA Gemini, que estreia nesta quarta-feira no Bard e vai chegar também ao Android. O primeiro celular com suporte para a tecnologia é o Pixel 8 Pro , a “menina dos olhos” da linha 2023 dos aparelhos da empresa.

A tecnologia implementada no Pixel 8 Pro é o Gemini Nano, a versão mais básica do modelo fundacional e pensada especificamente para rodar diretamente em dispositivos. Ela proporciona recursos como respostas inteligentes em apps de mensagens, resumo e transcrição de gravações de áudio e ajustes automáticos em vídeos e fotos.

IA no Pixel

O Pixel 8 Pro é o primeiro telefone a receber o Gemini por um motivo óbvio: ele é o modelo mais poderoso já lançado pelo Google e vem com o chip Tensor G3, criado pela Gigante de Mountain View para oferecer poder extra em seus dispositivos móveis.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

A estreia da nova IA do Google acontece a partir desta quarta, provavelmente via atualização, e leva dois recursos novos para o celular:

  • Resumo no app de gravação: áudios gravados no app Gravador do Android serão transcritos e resumidos graças à inteligência artificial;
  • Resposta inteligente: apps de mensagens vão oferecer respostas inteligentes com base no contexto da conversa — inicialmente, essa função é compatível apenas com o WhatsApp.

Esses recursos são exclusivos do Pixel 8 Pro, mas é possível imaginar que em algum momento eles cheguem aos demais produtos com Android, inclusive de outras marcas.

IA no Android

Todo o ecossistema Android poderá se beneficiar de inteligência artificial e do Gemini especificamente graças à inclusão da Gemini API no Android AICore, o kit de desenvolvimento dedicado à IA.

O novo sistema permite que criadores de apps implementem a versão Nano do novo modelo, dedicada a uso em dispositivos móveis, a fim de dotar praticamente qualquer aplicativo de recursos de inteligência artificial generativa.

Na prática, isso significa que vai depender apenas de desenvolvedores de aplicativos e das fabricantes que usam Android em seus dispositivos a implementação de recursos do gênero nos celulares de outras marcas.

Acesso antecipado

Desenvolvedores interessados já podem se inscrever em uma lista de espera para obter acesso antecipado ao AICore e às novas APIs de inteligência artificial do Android ­— acesse em docs.google.com/forms . Mais informações sobre o Android AICore estão disponíveis em developer.android.com/ml/aicore .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!