O lander SLIM, do Japão, já tem data para pousar na Lua. Em um comunicado publicado nesta terça-feira (5), a agência espacial japonesa JAXA anunciou que seu módulo de pouso deve descer à superfície lunar em 18 de janeiro, às 12h no horário de Brasília.
- 5 fatos sobre a Lua que vão te surpreender
- Lander japonês SLIM tira foto da Terra enquanto viaja à Lua
Lançado em setembro junto do telescópio espacial XRISM , da NASA , o lander SLIM (sigla de Smart Lander for Investigating Moon) deve entrar na órbita lunar em 25 de dezembro. Depois, ele vai passar cerca de um mês se preparando para o tão aguardado pouso em uma encosta da cratera Shioli.
O SLIM deve iniciar a descida à superfície lunar 20 minutos antes do horário estimado para pousar; se for necessário adiá-lo, vai haver outra oportunidade em fevereiro. Segundo a JAXA, o objetivo é que ele consiga pousar com precisão de menos de 100 metros, algo sem precedentes em um mundo com gravidade como a da Lua.
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
-
Se tudo der certo e o SLIM descer em segurança, ele vai liberar duas pequenas sondas por lá. Elas vão tirar fotos do local, ajudando a equipe da missão a monitorar a situação do lander e permitindo comunicação com a Terra.
Esta não é a primeira vez que o Japão tenta pousar uma espaçonave na Lua. No início do ano, o país enviou seu lander Hakuto-R ao nosso satélite natural para tentar descê-lo à superfície, mas isso não aconteceu: seu sistema foi confundido pela borda de uma cratera, e como resultado, ele se chocou com a superfície.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Google lança IA Gemini capaz de ensinar matemática e programar
- Predador admite que troféu definitivo é o crânio de um herói da Marvel
- Drone flagra manobra sensacional de navio gigante no Porto de Santos
- Xiaomi Smart Band 8 | O que muda da versão global para a chinesa?
- GTA 6 | Lucia não é a primeira mulher protagonista da franquia
- Pika 1.0 é a nova versão da IA que cria e edita vídeos