Neandertais caçavam elefantes maiores que mamutes há 125 mil anos
Fidel Forato
Neandertais caçavam elefantes maiores que mamutes há 125 mil anos

Os neandertais foram capazes de realizar feitos extraordinários perto do que era anteriormente pensado. Por exemplo, esta espécie de hominídeo sabia produzir a própria farinha . Agora, achados indicam que eles caçavam os maiores animais terrestres do Pleistoceno, o elefante-de-presas-retas ( Palaeoloxodon antiquus ), bem maior que os mamutes.

Os elefantes como alvo das caçadas dos neandertais são apresentados em estudo recém-publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) . No artigo, pesquisadores da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz (JGU) e do Centro Leibniz de Arqueologia (LEIZA) compartilham vestígios encontrados em florestas europeias sobre esse hábito.

A seguir, veja as dimensões da criatura pré-histórica:

Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

A caça de elefantes extintos

Anteriormente, pesquisadores tinham identificado marcas de cortes em ossos de elefantes-de-presas-retas, com aproximadamente 125 mil anos. Estas primeiras evidências foram localizadas em uma região da Alemanha Central, conhecida como Neumark-Nord. Mais recentemente, ossos com as mesmas características foram identificados em dois locais da Alemanha Oriental, Gröbern e Taubach.

O gigante elefante-de-presas-retas

Segundo os pesquisadores, o elefante-de-presas-retas podia ter até 4 metros de altura e pesar cerca de 13 toneladas. Com essas dimensões, a criatura gigante (já extinta) era maior que as atuais espécies de elefantes e que os mamutes daquela época.

Com a carne e gordura de um desses elefantes, a estimativa é que seria possível suprir as necessidades calóricas diárias de 2,5 mil neandertais, o que é um número impressionante. Para a equipe, uma das perguntas mais intrigantes em relação a esse tipo de caça é o que eles faziam com tanto alimento perecível.

Comportamentos dos Neandertais

“Os resultados do exame dos ossos de Gröbern e Taubach mostram agora que a caça de elefantes pelos neandertais não foi uma exceção, mas, sim, um comportamento regular”, afirma Sabine Gaudzinski Windheuser, professora da JGU e uma das autoras do estudo, em nota.

Nesse contexto, os cientistas começam a rever o comportamento dos neandertais. Isso porque, até o momento, presumia-se que eles vivessem em comunidades com cerca de 20 indivíduos. Em um agrupamento tão pequeno, não faria sentido caçar um animal tão grande, o que exigia esforço considerável.

Por isso, os autores sugerem que, em alguns momentos, esses hominídeos se reuniam em grupos maiores. Outra hipótese é que eles teriam alguma forma de preservar e armazenar o grande volume de comida obtida com o abate dos elefantes — os vestígios dessas técnicas ainda não foram descobertos. É possível que a resposta mais correta seja obtida a partir da junção das duas hipóteses, mas estudos complementares ainda são necessários.