Google explica como recuperar arquivos que sumiram do Drive
André Lourenti Magalhães
Google explica como recuperar arquivos que sumiram do Drive

O Google enfim apresentou uma solução para o bug que sumia com arquivos do Drive. Usuários que passaram pelo problema precisam atualizar o aplicativo para desktop do serviço para a versão 85.0.13.0 ou posterior, que disponibiliza uma ferramenta de recuperação de backups antigos para ter os documentos de volta.

O bug foi encontrado pela comunidade do Drive há mais de uma semana: muitas pessoas notaram que o serviço de armazenamento começou a desaparecer com alguns arquivos e pastas por conta própria — um dos relatos mais populares na página de suporte diz que o aplicativo removeu todas as alterações até maio deste ano.

Após investigação interna , o Google confirmou que o problema de sincronização envolvia a versão para desktop e afetava “um número limitado de usuários”.

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Como recuperar arquivos perdidos no Google Drive

O Google explica que o problema pode ser corrigido com um recurso adicionado a partir da versão 85.0.13.0 do cliente do Drive para desktop. Siga estes passos:

  1. Acesse google.com/intl/pt-BR/drive/download e baixe a nova versão do Drive;
  2. Abra o Drive para desktop;
  3. Segure a tecla Shift e clique no ícone de engrenagem;
  4. Selecione “Recuperar backups”;
  5. Inicie o processo de recuperação.

O cliente do Drive informa as etapas de recuperação e salva os arquivos obtidos em pasta chamada “Google Drive Recovery”. No entanto, o suporte alerta para dois possíveis problemas: a falta de backups antigos para a sincronização ou inexistência de espaço de armazenamento disponível na conta.

Caso a opção não esteja disponível, também é possível recuperar os backups antigos a partir de uma linha de comando.

No Windows:

  1. Feche o aplicativo do Drive;
  2. Abra menu Iniciar e procure por "prompt de comando";
  3. Digite C:Program FilesGoogleDrive File Streamlaunch.bat ;
  4. Insira --recover_from_account_backups na linha seguinte;
  5. Pressione Enter.

No macOS:

  1. Feche o aplicativo do Drive
  2. Abra o Terminal;
  3. Insira /Applications/Google Drive.app/Contents/MacOS/Google Drive ;
  4. Na outra linha, digite --recover_from_account_backups ;
  5. Execute o comando.

Como descobrir a versão do Drive

O Drive para desktop é atualizado automaticamente e você pode descobrir a versão instalada no próprio cliente:

  1. Abra o Drive para desktop;
  2. Clique no ícone de engrenagem;
  3. Selecione “Sobre”;
  4. Veja a versão.

Em teste feito pelo Canaltech , a versão 85.0.13.0, com a correção do problema, não estava disponível. Nesse caso, a solução é aguardar alguns dias até que a atualização seja liberada para cada dispositivo.

Leia a matéria no Canaltech .

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