Um meteoro brilhou no céu de Santa Catarina no início da madrugada de quinta-feira (7). A passagem do objeto também foi visível em São Paulo, sendo registrada por uma das câmeras da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON).
- Qual é a diferença entre asteroide, cometa e meteoro?
- Meteoro iluminou o céu de cidades em São Paulo
O fenômeno ocorreu por volta das 2h47. Jocimar Justino, responsável pela estação de monitoramento em Monte Castelo, em Santa Catarina, conseguiu registrar a passagem do meteoro, que apareceu na direção sul e seguiu ao norte.
As imagens obtidas por ele foram combinadas àquelas capturadas pela estação em São Paulo, operada por Sérgio Mazzi. Desta forma, eles estimam que o meteoro se movia a cerca de 50 mil km/h.
-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-
Ver essa foto no Instagram
Para comparação, os aviões comerciais voam a velocidades de 850 km/h a 920 km/h, de modo que o meteoro era mais de 40 vezes mais rápido que uma aeronave do tipo. Já o avião comercial mais rápido do mundo é o Airbus A330Neo , que alcança velocidade de até 1.061 km/h.
“De maneira geral, esses meteoros mais longos, como esse que durou cerca de 10 segundos, são um pouco mais raros de se registrar nas câmeras”, explicou Jocimar ao Canaltech . “Geralmente, não duram mais que 4 segundos”, acrescentou.
Ele ressaltou que o estudo de meteoros pode contribuir para a identificação de novos cometas ou asteroides. “Isso pode ajudar a identificar a órbita desses objetos maiores, que talvez, em um futuro distante, possam causar problemas por aqui”, finalizou.
O que são meteoros?
Também chamados de estrelas cadentes, os meteoros são rochas espaciais que atravessaram a atmosfera da Terra e foram queimadas pelo atrito com o ar. As luzes que o processo gera, como as do vídeo acima, não vêm da rocha, mas sim do brilho do ar aquecido.
Ao longo de sua órbita ao redor do Sol, a Terra encontra algumas vezes por ano nuvens de pedacinhos deixados por cometas. Quando estes fragmentos rochosos atravessam a atmosfera, eles formam as chuvas de meteoros .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Drone flagra manobra sensacional de navio gigante no Porto de Santos
- WhatsApp libera envio de áudios temporários para todos
- Galaxy S24 Ultra vaza em novas imagens e é comparado com S23 Ultra
- Apps e motoristas não têm vínculo empregatício, decide STF
- Google lança IA Gemini capaz de ensinar matemática e programar
- Novo buraco na atmosfera do Sol é 60 vezes maior que a Terra